Trata-se de um projeto de comunicação popular integrando experências exitosas que já existem, como o ICL Notícias, Brasil 247, DCM, Viomundo, Portal do José, Plantão Brasil, programa Vozes pela Democracia do FNDC, entre várias outras. A ideia é formar uma grade de 24 horas com programas e lives desses veículos e ativistas digitais para serem exibidos em um canal de Youtube, portal, página de Facebook, Instagran etc., intitulados todos de Rede Popular de Comunicação (domínio já criado pelo autor deste projeto). Além de aglutinar essas experiências de comunicação popular, serão criados programas na grade que preencham as necessidades de vários setores sociais ainda não contemplados, como as mais de 4.500 rádios comunitárias, mais de 18 mil rádios web, rádios e tvs educativas, além de setores específicos, como cultura, economia solidária, indígenas e quilombolas, negros, feminismo entre outros, tudo aprovado e coordenado por um Conselho Editorial formado por representantes dos setores envolvidos com o projeto. O objetivo final é criar um contraponto à mídia conservadora e corporativa, que distorce a realidade dos principais fatos políticos e econômicos e está a serviço dos grandes interesses do Capital e não do povo brasileiro, divulgando e integrando as experiências exitosas no campo popular e progressista e criando novos conteúdos nesse campo.
Integração e divulgação dos principais meios de comunicação popular e independente já existentes e criação de novos conteúdos que atendam aos interesses dos diversos segmentos sociais, com impacto na disputa das ideias, permitindo que a população brasileira possa desfrutar de uma outra rede de informação e cultura alternativa às redes corporativas de comunicação.
JOSÉ DE SOUSA JÚNIOR