Tecnologia e Inovação

proletar.io

Descrição do Projeto

O proletar.io é uma plataforma de financiamento coletivo popular.

Em relação às plataformas de financiamento coletivo hoje disponíveis no mercado:

I. Elas estão abertas à todo o espectro político, da esquerda radical à extrema direita

II. Por isso, todas as pessoas e iniciativas da esquerda, dos progressistas aos comunistas, que hoje usam dessas plataformas de mercado pra recolher financiamento acabam financiando, com as taxas que pagam, parte da infraestrutura e da mão de obra que mantêm essas plataformas e, dentro dessa cadeia, acabam também ajudando indiretamente pessoas e iniciativas que não são de esquerda

III. As plataformas de financiamento de mercado cobram taxas fixas que variam de 6,5% a 13% de tudo o que é arrecadado pelas pessoas e iniciativas, mesmo que as empresas de pagamento que intermedeiam as transações (e, segundo elas, corresponderiam aos principais custos dessas plataformas) cobrem taxas diferentes por forma de pagamento

IV. Essas taxas, não fossem tão altas, dariam às pessoas e iniciativas da esquerda uma margem maior pra investirem no seu trabalho e/ou, quem optasse por mantê-las, poderia reinvestir em pessoas e iniciativas menores/sem tanto destaque — otimizando, catalisando, acelerando e ajudando a escalar o fomento e a difusão de mais conteúdos e iniciativas de esquerda

V. Transações Pix não cobram taxas, então é possível criar soluções de financiamento coletivo 100% sem taxas — e apenas cobrar taxas quando empresas de pagamento intermediassem as transações, e com taxas proporcionais à forma de pagamento utilizada

VI. Hoje só colabora com pessoas e iniciativas quem tem algum dinheiro pra doar, mas seria possível também dar espaço pra criação de uma comunidade que, engajada, pode ajudar a definir a distribuição dos fundos pra pessoas e iniciativas menores/sem tanto destaque — por meio de um fundo, que dará a chance até pra quem não tem dinheiro participar dos financiamentos coletivos, via essa comunidade

VII. E se essas plataformas de mercado acreditassem mesmo em financiamento coletivo, por que elas não funcionam e são mantidas por… financiamento coletivo? 🤔

O proletar.io pretende ser uma nova plataforma de financiamento coletivo pro campo da esquerda, de financiamento coletivo popular, em que ela mesma seja também mantida por financiamento coletivo!

Dentre as principais diferenças em relação aos disponíveis hoje no mercado, podemos destacar:

1) Cobrança das menores taxas possíveis, conforme a forma de pagamento
2) Serão desenvolvidas tecnologias de financiamento coletivo por Pix pra viabilizar doações 100% sem taxas
3) O dinheiro estará disponível no menor tempo possível
4) Todo projeto/pessoa que busca arrecadação PRECISA ser (se declarar) de esquerda/progressista/comunista
5) A oportunidade de arrecadar no proletar.io será dada apenas por convite (o que pode ser revisto eventualmente depois, quando o projeto ganhar tração)
6) Os projetos/pessoas que entrarem no proletar.io pra arrecadar poderão endossar outros projetos/pessoas ‘menores’ e sem tanta repercussão
7) Todo projeto/pessoa que arrecada no proletar.io pode decidir repassar parte do arrecadado pra um fundo
8) O fundo será distribuído com a ajuda da comunidade que não tem dinheiro pra doar mas participa votando em projetos/pessoas endossados. O fundo será distribuído todo mês entre os mais votados pela comunidade
9) Os projetos/pessoas que arrecadam e/ou os endossados poderão se organizar em coletivos pra receberem doações que serão divididas por igual entre os membros do coletivo
10) O proletar.io será mantido por financiamento coletivo

Detalhando um pouco cada item:

1) Cobrança da menor taxa possível

Pra mim, que sempre trabalhou com produtos na internet e reconhece a importância do financiamento coletivo pra tantos projetos que, somados, podem promover mudanças significativas no nosso país, na sociedade, no mundo, isso chega a ser desesperador.

Hoje, as taxas variam entre 6,4% a 13% nas plataformas de financiamento coletivo. O problema já começa aí, pois as integradoras de pagamento disponíveis no mercado cobram taxas variáveis conforme a forma de pagamento, e não taxas fixas independentes das formas de pagamento.

Portanto, uma das primeiras diferenças do proletar.io será, quando forem usadas integradores de pagamento pra intermediar a transação, cobrar taxas proporcionais às taxas cobradas conforme a forma de pagamento, e não uma taxa fixa independente da forma de pagamento.

Quando procuramos no mercado as taxas das maiores integradoras de pagamento, encontramos valores entre 2,97% a 3,99% pra pagamentos no cartão de crédito, e de 1,19% pra Pix. E isso como valor de tabela, desconsiderando as possibilidades de negociar essas taxas em cima do volume de transações etc. e contar com a competição entre as integradoras etc. Elas até escondem o conjunto de taxas do site justamente pra ter/dar a oportunidade de negociar em cima do volume, praticando taxas diferenciadas pra cada CNPJ.

É um compromisso do proletar.io repassar as menores taxas pros projetos/pessoas que estiverem na plataforma sempre que integradoras de pagamento forem utilizadas no processamento de transações.

2) Serão desenvolvidas tecnologias de financiamento coletivo por Pix pra viabilizar doações 100% sem taxas

Temos duas tecnologias pra desenvolver que irão viabilizar o financiamento coletivo por Pix sem taxas. Abaixo, vamos descrever uma delas.

Atualmente, uma transação Pix entre pontas não paga taxa nenhuma.

A ideia aqui é o proletar.io ter uma chave Pix por email que receba diretamente do financiador, pix@proletar.io , por exemplo.

É possível implementar um mecanismo (por software) que, a partir do comentário do financiador na transação Pix, identifique o destinatário.

Por exemplo:

Se o usuário do Jones Manoel no proletar.io for @jonesmanoel (proletar.io/@jonesmanoel), quem enviar um Pix pra pix@proletar.io com @jonesmanoel no comentário da transação estará indicando o Jones Manoel como destinatário de sua doação.

Se o João Carvalho no proletar.io for @assimdisseojoao (proletar.io/@assimdisseojoao), quem enviar um Pix pra pix@proletar.io com @assimdisseojoao E @jonesmanoel estará fazendo uma doação que será dividida entre esses dois projetos/pessoas.

Sem taxas! Basta o proletar.io e seus projetos/pessoas a INSTRUÍREM e incentivarem os financiadores a usar desse recurso.

Mas o que acontece com as transações enviadas pra pix@proletar.io que não indicarem seu(s) destinatário(s)?

O valor vai entrar pro fundo que será distribuído pela comunidade pra outros projetos/pessoas menores e/ou pra financiar o proletar.io (ver item 7).

3) O dinheiro estará disponível no menor tempo possível

A princípio isso não será uma promessa, mas um compromisso do proletar.io: sempre buscar o menor tempo possível pra que o projeto/pessoa possa ter acesso às doações. Com o Pix já é possível ter acesso no dia 0!

4) Todo projeto/pessoa que busca arrecadação PRECISA ser de esquerda/progressista/comunista
5) A oportunidade de arrecadar no proletar.io será dada apenas por convite (o que pode ser revisto eventualmente, quando o projeto ganhar tração)

Primeiro, é importante lembrar que todos os projetos/pessoas de esquerda que hoje utilizam plataformas de mercado acabam ajudando a financiar plataformas sem compromisso com a esquerda e que podem também hospedar projetos/pessoas de direita (exatamente o caso atual, em que encontramos todo o espectro político disputando financiamentos).

Há algumas ideias de como garantir que todos os projetos/pessoas sejam de esquerda, mas podemos começar de forma simples: por indicação.

O proletar.io seleciona os projetos/pessoas que participarão da plataforma, e dará a esses projetos/pessoas uma quantidade de convites. É natural que os selecionados pelo proletar.io também convidem projetos/pessoas de esquerda/progressistas/comunistas.

Conforme o proletar.io construir sua comunidade e crescer, podemos pensar numa forma de atestar isso de forma inteligente. Tenho algumas ideias, mas pra começar acho que distribuir convites entre os selecionados é o melhor caminho. Cria até uma certa ‘escassez artificial’ que ajuda a divulgar a plataforma (foi assim que o Facebook fez nos primeiros anos etc.).

6) Os projetos/pessoas que entrarem no proletar.io pra arrecadar poderão endossar outros projetos/pessoas ‘menores’ (sem tanta repercussão)

Pra cada Jones Manoel, Ian Neves, João Carvalho e outros projetos/pessoas grandes e com forte influência na internet existem dezenas ou mesmo centenas de projetos/pessoas menores sem a repercussão devida.

É importante otimizar e acelerar o financiamento de todos os projetos/pessoas que podem somar à nossa corrente, por isso no proletar.io todos os projetos/pessoas de expressão poderão endossar projetos/pessoas menores.

Esse endosso é uma associação que fica visível pra todo mundo que utiliza a plataforma e não é um endosso fixo: pode ser alterado conforme a necessidade, toda semana, todo mês, enfim, conforme a dinâmica que cada endossador preferir.

7) Todo projeto/pessoa que arrecada no proletar.io pode decidir repassar parte do arrecadado pra um fundo

Imagine que consigamos diminuir as taxas ao máximo, algo entre 1% e 5% (conforme as formas de pagamento, como explicado ao longo do item 1), por exemplo: hoje, todo projeto/pessoa que utiliza as plataformas de mercado pagam mais que isso.

Assim, todo projeto/pessoa no proletar.io poderá decidir repassar um valor acima do mínimo, 6%, 7%, 8%, 9% ou 10%, por exemplo, em que cada doação tem o seu mínimo retido pela plataforma mas, o que for acima disso, irá pra um fundo do proletar.io pra estimular e financiar outros projetos/pessoas menores de esquerda.

8) O fundo será distribuído com a ajuda da comunidade que não tem dinheiro pra doar mas participa votando em projetos/pessoas endossados. Os mais votados vão receber parte do fundo todo mês

Essa é uma parte importante do proletar.io pois permitirá quem hoje não tem dinheiro pra doar a se engajar colaborando a decidir como será a distribuição do fundo.

Por causa disso, o proletar.io vai permitir a criação de contas da comunidade, que se não vão, a princípio, poder registrar um projeto/pessoa pra arrecadar doações ou doar pra esses projetos, poderá ajudar na decisão de quem vai receber doações a partir do fundo.

Isso vai criar uma grande comunidade ativa, vibrante e engajada!

9) Os projetos/pessoas que arrecadam e/ou os endossados poderão se organizar em coletivos pra receberem doações que serão divididas por igual entre os membros do coletivo

O Ian Neves, por exemplo, da Soberana, ganha bastante sozinho. Mas com esse recurso do proletar.io, a Soberana poderia criar um coletivo com os outros projetos/pessoas que compõem a iniciativa e os financiadores doarão não pra um ou outro projeto/pessoa, mas pro coletivo, e as doações são a princípio divididas igualmente pros que compõem o coletivo.

Ou: tem vários canais do YouTube de esquerda/progressistas/comunistas que, apesar de pequenos, são muito, muito bons, com conteúdos bem relevantes, que acabam passando ao longe do grande público por ainda não terem uma quantidade de seguidores relevantes. Esses conteúdos acabam sendo desperdiçados por eles não terem editores pra fazer os cortes, gerar os shorts, enfim, recortar o conteúdo em pedacinhos que poderão ser distribuídos em várias redes sociais.

Com esse recurso do proletar.io, será possível montar um coletivo de editores, por exemplo, que serão financiados pra justamente fazer esse trabalho pra projetos/pessoas que ainda não têm um tamanho que os permita pagar por esse serviço.

Os coletivos poderão tanto ganhar arrecadação direta por doações ou também disputar a divisão dos fundos pela comunidade.

No fim, o objetivo principal do proletar.io é CATALIZAR e ACELERAR o conteúdo de esquerda/progressista/comunista na internet, seja pra quem já é grande, seja pra quem é pequeno, seja pra quem começar agora.

O campo da esquerda/progressista/comunista precisa urgentemente de multiplicar conteúdo e escalar suas iniciativas pra vencer a batalha da comunicação nas redes. A meu ver, no momento, estamos perdendo.

10) Quem financia as plataformas de financiamento coletivo? No proletar.io, como plataforma de financiamento coletivo, será o financiamento coletivo!

Impacto Positivo

Otimizar, catalisar, acelerar e escalar o fomento e a difusão de conteúdos e iniciativas de esquerda, progressistas e revolucionárias na internet, repassando o máximo do arrecadado com doações aos projetos/pessoas que fazem financiamento coletivo pelo proletar.io, e dando espaço pra que a comunidade possa se engajar pra participar da distribuição dos fundos arrecadados, mesmo quando não tiver dinheiro pra financiar os projetos.

O proletar.io quer evitar que projetos/pessoas de esquerda ajudem a financiar plataformas que visam o lucro e hoje também estão disponíveis pro centro, pra direita e pra extrema-direita — nossos adversários e, quando não, inimigos.

Representante

Rafael Spoladore Ferreira dos Reis

Categoria

Tecnologia e Inovação

Tecnologia da Informação (Desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados)

Busque um projeto participante