O projeto “Cérebro Nexus” foi desenvolvido durante meu período na antiga escola de minha mãe, com o objetivo de integrar jogos como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem. Utilizando desde jogos com controles convencionais até tecnologias avançadas como o Kinect do Xbox 360 e os Óculos VR, o projeto busca transformar a percepção sobre os games na educação.
Problematização
Historicamente, os games foram estigmatizados como vilões, uma reação comum a novidades tecnológicas, assim como ocorreu com o livro no passado. Esse preconceito persiste, apesar do potencial educativo dos jogos.
Objetivo Geral
Proporcionar uma aprendizagem que valorize os erros e acertos como parte do processo educativo, incentivando os alunos a darem o seu melhor e superarem seus limites.
Objetivos Específicos
Promover a autoestima.
Estimular a psicomotricidade.
Fomentar a cooperação entre os alunos.
Desafiar o cérebro com problemas a resolver.
Criar novas conexões neurais e sociais.
Incentivar a aprendizagem com motivações compensatórias.
Justificativa
Apesar do reconhecimento do valor pedagógico dos games, ainda existem muitos preconceitos e falta de conhecimento sobre como integrar essas ferramentas às práticas educativas contemporâneas.
Hipóteses
Questiona-se o motivo pelo qual os jogos ainda não são amplamente utilizados em contextos educativos, assim como são os livros, e propõe-se uma reflexão sobre o prazer na aprendizagem, com base em pesquisas recentes em neurociência.
Fundamentação Teórica
O projeto se apoia nas ideias de James Paul Gee, destacando a necessidade de tornar a aprendizagem, dentro e fora das escolas, mais envolvente e eficaz, assim como os bons videogames conseguem ser.
Metodologia
A metodologia envolve a formação de grupos de trabalho que utilizarão a tecnologia dos games para o planejamento cooperativo, criação de estratégias e avaliação de resultados.
Custos
Estima-se a necessidade de computadores, notebooks, tablets, celulares, internet banda larga, jogos selecionados, além de mobiliário adequado para a realização das atividades.
Cronograma
As sessões de jogo são planejadas para ocorrer duas vezes por semana, com duração de até uma hora por pessoa, garantindo um envolvimento equilibrado.
Pontuações
Destaca-se os benefícios específicos de diferentes tipos de jogos, incluindo melhorias na visão e na percepção de cores e detalhes.
Atualizado por: Lucas Aurnheimer da Silva Sá em 22/03/2024.
Observação: Este projeto é de caráter exclusivamente voluntário, sem nenhuma forma de remuneração pelo menos penso nisso em ganhar nada com isso, pelo menos eu.
Promover a autoestima. Estimular a psicomotricidade. Oportunizar a cooperação. Desafiar o cérebro. Criar novas conexões. Incentivar através de motivações compensatórias.
Lucas Aurnheimer da Silva Sá