O projeto Parques Sementeiros da Mata Atlântica – (SPA) Seeds Production Areas, faz parte dos esforços de diferentes setores públicos e privados para alcançar o objetivos propostos pela Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 da ONU.
Nossas duas áreas de produção estão localizadas nos municípios de Silva Jardim e Miguel Pereira/RJ. As unidades produtoras de sementes são parte da empresa Semente Livre que através da economia ecológica insere a geração de trabalho e renda para as comunidades do entorno através da implantação de áreas ambientalmente restauradas, cientificamente acompanhadas, com foco na produção de sementes florestais através de unidades organizadas e implantadas capazes de gerar matrizes de qualidade e sementes com alta viabilidade.
Nossas sementes de qualidade são fruto de um trabalho de décadas de desenvolvimento e pesquisa na área de produtos florestais nativos, respondendo ao problema-chave do mercado de reflorestamento no Brasil e no mundo que é a baixa qualidade das sementes florestais disponíveis no mercado.
Através do conceito de Unidades Produtoras de Sementes ou (SPA) Seeds Production Areas, a inovação do projeto é aliar a produção de sementes e a restauração ambiental de ecossistemas, valorizando os serviços ambientais prestados
pelos mesmos e gerar renda através do beneficiamento de produtos florestais.
Frente aos desafios impostos à tarefa de regenerar os ecossistemas degradados da Mata Atlântica, e alcançar os (ODS) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 02 - Fome Zero e Agricultura Sustentável e 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima o projeto investe na produção de sementes florestais gerando como impacto uma estruturação e movimentação da economia florestal, local e regional, proporcionando a viabilidade econômica e o planejamento da produção de sementes e mudas florestais. Dessa forma, mais áreas hoje degradadas poderão ter seus processos ecossistêmicos restabelecidos e suas economias e sociedades locais dinamizados.
Taina Mie Seto Soares