O contexto global e nacional onde está inserida a Food Free mostra números bastante significativos. Segundo dados da Global Industry Analysts, Inc. (março / 2022) e Euromonitor, o Brasil tem em média 65,5 milhões de pessoas com restrição alimentar. No país, o mercado “free from” – referente aos produtos alimentícios livres de algum tipo de substância específica – movimentou R$ 2,22 bi, só em 2022, tendo sua produção crescido 8% ao ano, na América Latina, entre 2012 e 2017. Já o mercado mundial de alimentos para saúde e bem estar projeta movimentar algo em torno de U$ 1 trilhão, em 2026. Adentrando questões mais específicas, verifica-se que o número de celíacos – que necessitam de um tratamento rígido, com alimentação isenta de glúten por toda a vida – e intolerantes, cresce a cada ano. Além disso, o país ocupa a quarta posição no mundo em diagnóstico de diabéticos, segundo a Associação Brasileira de Diabéticos. Paralelamente, a população tem se mostrado mais interessada em consumir alimentos veganos; estima-se que, em 2018, aproximadamente 30 milhões de brasileiros eram vegetarianos e 7 milhões eram veganos. De forma semelhante, tem crescido o número de consumidores de alimentos orgânicos no Brasil, conforme demonstra a pesquisa Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021, realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos – Organis – em parceria com a consultoria Brain e com a iniciativa Unir Orgânicos. A saúde, o principal atributo associado aos alimentos orgânicos, foi uma das razões indicadas pelos entrevistados para consumir estes produtos. A pesquisa mostra que novos consumidores cresceram de 19% a 31%, em relação a 2019.
PROBLEMA
A população formada por pessoas que convivem com algum tipo de restrição alimenntar, entre elas os celíacos, alérgicos, diabéticos e intolerantes, podendo também serem incluídos os veganos, consumidores de orgânicos e adeptos de alimentação saudável, ainda sofre muito com alguns problemas. Pesquisas realizadas pela Food Free indicam que, no mercado, há problemas como: (i) o alto custo dos produtos; a falta de centralização dos mesmos, levando o consumidor a enfrentar longas jornadas de compras, (ii) a falta de preparo do mercado, o que gera grade insegurança e (iii) o sentimento de exclusão social. Tais problemas são evidenciados pela necessidade de deslocamento dos consumidores em busca de produtos e ingredientes dos quais precisam, sendo necessário, via de regra, ir a diversos pontos de venda / coleta ou realizar pesquisas na Internet a fim de encontrar alimentos seguros. Ademais, o problema é agravado pela limitação de participação dos eventos sociais, inclusive no ambiente de trabalho.
Os números citados e o contexto delineado no entorno desses números reforçam a conclusão de que o mercado de alimentação inclusiva se encontra em franca expansão. Além disso, as lacunas detectadas no que tange a oferta à população de alimentos com propriedades específicas configuram uma oportunidade para criação e desenvolvimento de negócios novos e que, de forma inovadora, venham solucionar problemas como os mencionados. É esse o meio em que se insere a Food Free, que como empresa nascente, enxerga a possibilidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades ou escolhas alimentares específicas.
Nossa solução é uma plataforma de gestão de alimentos inclusivos, com uso de IA, uma ferramenta poderosa de acessibilidade alimentar. Ao investir nessa plataforma, empresas, escolas e clínicas de nutrição estão enviando a mensagem clara de que a diversidade é celebrada e respeitada em sua cultura.
Ao implementar a plataforma Food Free em seu ambiente, empresas oferecem um benefício adicional para seus colaboradores e familiares. A parceria é um passo importante rumo a um ambiente mais inclusivo, saudável e comprometido com o bem-estar de todos.
Inicialmente, a empresa contratante é capaz de ofertar a colaboradores com necessidades alimentares especiais, as seguintes funcionalidades:
Acesso à compra de alimentos inclusivos a preços mais acessíveis, através de assinatura;
Recomendação personalizada, de acordo com a restrição;
Recomendação de profissionais, como nutricionistas e especialistas relacionados;
Análise de dados e relatórios.
Ademais, as empresas podem oferecer coffe breaks inclusivos, através da compra de produtos específicos a serem incluídos nos eventos.
Escolas e hotéis encontram na plataforma:
Possibilidade de compra por demanda;
Recomendação personalizada, de acordo com a restrição;
Análise de dados e relatórios.
Clínicas de nutrição são capazes de oferecer aos seus pacientes:
Recomendação personalizada, com base na dieta prescrita;
Análise de dados e relatórios.
A startup tem como propósito oferecer acesso fácil ao alimento seguro, porém não se coloca como um negócio exclusivamente comercial, pois, na sua proposta de valor, está incluída a entrega de informação, conscientização, saúde e bem estar.
A Food Free está comprometida com a realização do ODS 3, visto que sua proposta de valor está alinhada aos princípios deste objetivo global, oferecendo: Alimentação Inclusiva - Acesso fácil ao alimento seguro, para todos. Promoção da Saúde - Controle de doenças que demandam algum tipo de restrição alimentar. Transparência e Educação: Conscientização e acessibilidade como ferramenta fundamental na busca por uma vida saudável e abrangente. Nesse sentido, seu foco principal está na saúde e no bem-estar da população.
Simone Maria Soares Domingues