Anualmente, são lançados 175.000 livros no mundo, e no Brasil, 24.000 novos títulos chegam ao mercado.
No entanto, o total de livros transcritos para o braile chega, no mundo, a 2% do total, e no Brasil, não chega a 400 títulos, apenas 1,58% do total. Revistas e jornais, por terem transcrições esparsas, não entram nesse cálculo.
Na Educação, a carência de material acessível, em razão dos custos, faz com que alunos recebam materiais fracionados, fora da época correta de aprendizagem. Isso prejudica a alfabetização, a leitura, o letramento e a apreensão do conhecimento, tornando o ambiente escolar difícil, e impacta, a longo prazo, na empregabilidade destas pessoas. Ler um livro numa biblioteca também é dificultoso, uma vez que só no Brasil, 90% das bibliotecas públicas não contém acervo acessível para o público cego.
O propósito de nossa solução é simples: uma plataforma de hardware e software, composta por um tablet e um mouse braile, conectados por Bluetooth, que converge informação e permite o acesso a livros e conteúdos digitais, convertendo-os automaticamente para o braile e o áudio, levando através do mouse braile – a sensação táctil para os dedos dos usuários, com custo acessível e de fácil usabilidade, contribuindo no incremento da inclusão educacional e cultural, ampliando o acesso ao conhecimento de seus usuários.
Buscamos melhorar a realidade ao tornar conteúdos acessíveis e reduzir custos no acesso à leitura, incrementando a Educação e o bem estar de pessoas com deficiência visual, gerando receita e impacto social com o propósito claro de que somos capazes de contribuir para que diversas pessoas, através da Educação e de empregos dignos, possam ser agentes de suas histórias de sucesso. Nossa plataforma impacta diretamente na promoção do bem-estar social, ao aumentar a autoestima e a autonomia do indivíduo, no aumento das possibilidades educacionais, diminuindo a evasão escolar, e no longo prazo, no incremento o acesso a empregos de médio e alto rendimento. Como já atendemos a Secretaria de Educação de Fortaleza, temos nosso impacto mensurado a partir de nossa presença na rede pública municipal. Atendemos em 82 escolas, através de 136 plataformas, com 80 professores treinados e mais de 250 crianças atendidas. Procuramos medir durante quatro anos a economia gerada a partir da implementação do equipamento, e pudemos aferir uma economia de mais de 33 milhões de reais, através da disponibilização contínua de livros acessíveis no período de 2013 a 2017, uma vez que o conteúdo original da plataforma pôde atender a contento os estudantes durante o período citado, fazendo com que o município não precisasse comprar fontes adicionais para a leitura dos alunos da rede, sendo que o braile, no mesmo período quatro anos, em média perde as propriedades tácteis, tornando-se inutilizável.
Heyde Leão de Souza