A BeeFree é um projeto que surgiu entre três amigos há menos de um ano: Ramon, Pedro e Bob. Ramon é nascido e criado em Tucano, cidade localizada no semiárido baiano e ele nos propôs vendermos o mel que lá é reconhecido pela alta qualidade a preços acessíveis. Graças ao empenho de famílias que se uniram por meio de cooperativas, onde se organizam e produzem o mel de forma sustentável, respeitando a natureza e permitindo a subsistência nesse local que por muitas décadas foi visto como sinônimo de miséria e pobreza.
Atualmente a BeeFree possui um e-commerce em que conseguimos vender a nível Brasil para os clientes, e temos alguns estabelecimentos físicos em que confiam na qualidade do nosso produto e disponibilizam em suas gondolas para venda. Porém ainda há pontos em que precisamos aprimorar, tanto no quesito operacional (estrutura de envase sustentável, logística e desenvolvimento de equipe) como também burocrático (registro de marca, propriedade intelectual, etc).
A BeeFree tem o intuito de fomentar o consumo sustentável do mel, através da criação de abelhas silvestre, ou seja, livres na natureza polinizando as flores ao redor. Além disso temos o intuito de dar voz ao povo sertanejo da Bahia que se reinventaram em um cenário que teria tudo a ser associado a pobreza. Há inúmeras pessoas com sabedoria e conhecimento que precisam ser levados a frente para que o nosso país conheça a existência deles. E temos a urgência de colocarmos em pauta nos debates sobre os desequilíbrios ambientais a possível extinção eminente das abelhas, muito devido ao agronegócio que agride sumariamente as colmeias por meio de substâncias nocivas a sobrevivência desses seres tão necessários para permanência da vida como um todo em nosso planeta, não apenas no nosso país.
Lucas Cerqueira Sampaio