Esse a seguir é o PDF que preparei para os meus contatos e amigos, antes de conhecer o ICLTANK. Mas como foi dois dias atrás, e estou aqui numa situação complicada, nao vou nem adaptar ele, deixando-o assim como estaria para o mercado.
BANDO CRIATIVO
Introdução
CENÁRIO DO SETOR
No mundo atual, onde nos encontramos constantemente diante de uma tela, seja a do celular, da TV, do cinema, do elevador, da vitrine, da sala de espera, etc., nunca estivemos em uma situação tão favorável para o audiovisual.
Além disso, é importante considerar que os avanços tecnológicos, o aumento da produtividade e projetos de lei específicos conspiram para uma redução das horas de trabalho da população, aumentando assim o tempo livre para o lazer, no qual o audiovisual se destaca, com seus filmes, séries, documentários, etc.
Ideia
A ideia é evitar a burocracia e as complicações decorrentes da formatação de projetos audiovisuais para as várias leis de incentivo à cultura, italianas e brasileiras, ou para os diferentes concursos nacionais e internacionais para Argumentos, Roteiros, etc., deixando essas tarefas para empresas estruturadas e especializadas nessas áreas, concentrando-se apenas na parte criativa.
Isso também se aplica a apresentações para investidores privados do setor audiovisual, buscando ir direto ao ponto, evitando apresentar documentos longos e detalhados, que exigem grande investimento de tempo e recursos tanto para quem os produz quanto para os investidores que precisam analisá-los, e que recebem diariamente numerosos e encorpados projetos.
Portanto, a ideia de negócio é aproveitar a ampla gama de projetos audiovisuais em nosso portfólio (cerca de cinquenta), dos quais temos os direitos ou liberdade de ação, preparar uma apresentação da ideia básica (tecnicamente chamada de “ONE-PAGE PITCH”, com descrição, logline, etc.), e trabalhar intensamente em nossa rede de contatos do setor audiovisual para “vender” essas ideias, participando também de eventos do setor, principalmente o Rio2C (https://www.rio2c.com), o maior festival audiovisual da América Latina, que acontece anualmente aqui no Rio (este ano entre 4 e 9 de junho), onde resido e onde é possível agendar sessões de PITCHING de nossos projetos com as principais produtoras e plataformas de streaming internacionais, de forma direcionada, uma vez que essas empresas divulgam antecipadamente o tipo de projetos que estão buscando (filmes, programas de TV, reality shows, séries, etc.) e o gênero (comédia, drama, terror, etc.).
Essa ideia surgiu de um artigo que li recentemente, acompanhado de um Webinar (https://industrialscripts.com/one-page-pitch/), cujo cerne é:
Não faz sentido investir tempo escrevendo um argumento completo ou, pior ainda, meses ou anos para finalizar um roteiro completo, se não conseguirmos vender a ideia central do projeto, se ela não despertar interesse entre os profissionais do setor. Assim, apresentamos o One-Page Pitch e, se não funcionar, trabalhamos nele, estudando, analisando feedbacks etc., até vender. Somente então podemos nos dedicar ao desenvolvimento de um argumento detalhado e, em seguida, a um roteiro completo, ambos sob contrato, sendo remunerados pelo desenvolvimento de argumentos, roteiros, etc., e não trabalhando no escuro (como fiz com o projeto de longa-metragem “Filmundo”).
Definida essa estratégia, vale ressaltar que, enquanto os projetos não encontrarem uma produtora interessada, serão inscritos por mim em leis de incentivo, concursos etc., embora isso obviamente demande um maior investimento de tempo e recursos. No entanto, temos todas as fontes necessárias, contatos, newsletters, sites etc., para receber editais e prazos, festivais e feiras do setor, que estou compilando gradualmente em um resumo, que posso divulgar aos financiadores, se solicitado.
Paralelamente, como mencionado anteriormente, a rede de contatos, desenvolvida a partir de 2003, também será ativada para buscar financiadores privados do setor audiovisual, grandes plataformas de streaming, fundos de investimento do setor, etc.
Projetos
Filmundo (título original: “Filmondo”), um longa-metragem, é o único projeto 100% completo, com roteiro incluso, e agora está nas mãos de um produtor romano, que gostou muito do roteiro e quer encontrar uma grande produtora ou plataforma de streaming interessada. Para Filmundo também existe um Pitch Deck, que é a apresentação completa, com design gráfico, fotos, personagens, logline, sinopse detalhada, etc. Falta apenas, para ser justo, o One-Page Pitch, que estou preparando para enviar em breve ao produtor romano.
Ele também ficou muito interessado em Pausa de Reflexão, um projeto de coprodução Itália-Brasil que também chamou a atenção da Conspiração Filmes, a maior produtora aqui no Rio, para a qual trabalhei como um dos principais atores em um filme recente (Não Tem Volta). Estamos trabalhando juntos nisso.
Os outros projetos estão em vários estágios:
● alguns são apenas ideias, agora facilmente desenvolvíveis em um One-Page Pitch;
● outros estão no nível da sinopse, ou seja, ideias desenvolvidas em meia página ou um pouco mais;
● alguns têm um argumento completo, então, dependendo do tipo de projeto, variam de 2 ou 3 páginas para um curta-metragem, a 50 páginas para uma novela de 80 capítulos;
○ no caso da novela, tenho o roteiro detalhado para cada um dos 80 capítulos (título: Água de Cristo);
● alguns são livros de autores dos quais posso vender os direitos audiovisuais, contemplando, obviamente, para tudo que não é de minha criação, a remuneração dos autores nos respectivos editais e concursos;
● etc.
Estou finalizando uma planilha Excel, também disponível para os financiadores, com todos os projetos em nosso portfólio descritos em colunas, da seguinte forma:
● título original;
● fonte (se adaptado de livros, peças etc.);
● autor;
● gênero;
● tipo de projeto (longa-metragem, curta-metragem, série, etc.);
● estágio de desenvolvimento (se apenas ideia, sinopse etc.);
● edital/concurso no qual está inscrito;
● financiadores aos quais foi apresentado;
● etc.
O valor dos projetos é grande, mas por enquanto apenas potencial.
Especialmente Filmundo, que é um filme em três partes, na verdade, três filmes (à la Kill Bill, para entendermos, que eram dois), e que é uma mistura de Meus Caros Amigos e De Volta para o Futuro, tem um valor enorme, tanto porque é um filme de alto orçamento (20 milhões de euros para produzi-lo em alto nível), quanto pelo trabalho de roteiro, entre pesquisas, estudos etc., que se estendeu por pelo menos 5 anos completos; além disso, não se trata apenas de um roteiro, mas sim de dois passos à frente, no sentido de incluir produção (Production Script) e direção (Shooting Script), sendo assim, um filme praticamente pronto para ser filmado. Para esse tipo de projetos de alto orçamento, o valor apenas do roteiro geralmente gira entre 3 e 5% do orçamento, podendo portanto chegar a 1 milhão de euros.
A mistura mencionada para a descrição de Filmundo é explicada da seguinte forma:
● Meus Caros Amigos, porque os protagonistas são sete brincalhões entre 45 e 65 anos de idade, cultos críticos profissionais, que em amizade dizem e fazem de tudo um pouco, bobagens e besteiras em meio a estimulantes citações;
● e De Volta para o Futuro, onde o “futuro” na verdade é o presente, representado por uma viagem onírica a um mundo paralelo de filmes, um Filmundo, no qual nossos heróis se encontram, apesar deles.
NOTA: Esta é uma das técnicas mais eficazes sugeridas para o One-Page Pitch, que é escolher dois filmes como referência, para facilitar a visualização do conceito pelo produtor.
Colaboração
Com este projeto de negócios, espero estimular aqueles que desejam entrar no mundo audiovisual como criativos/produtores, com um financiamento/investimento extremamente baixo (especialmente se comparado aos produtores cinematográficos tradicionais), em uma empresa que já possui um portfólio de valor.
Estou pensando em um acordo em pequenas cotas de financiamento (a partir de 500 euros cada), com a possibilidade de optar por entrar na sociedade quando as primeiras vendas se concretizarem, digamos, em seis meses ou no máximo um ano (isso para facilitar a vida daqueles que desejam investir, mas se a preferência for criar imediatamente uma empresa, estou à disposição).
O valor dos projetos em carteira será então quantificado até essa data e, com base também no valor total dos financiamentos recebidos, as porcentagens de capital societário atribuíveis a cada investidor serão determinadas.
Aqueles que não desejarem optar por transformar o financiamento em cotas sociais serão reembolsados com uma taxa atrativa de 5% ao ano, previamente incluída em cada acordo de financiamento, devidamente assinado.
O objetivo, apenas para dar uma ideia da magnitude, é arrecadar entre 10.000 e 20.000 euros, para permitir que eu (com alguns colaboradores/ autores esporádicos em projetos individuais) possa me dedicar integralmente, por alguns meses, a tornar todos os projetos em carteira prontos para serem apresentados no mercado, tanto na iniciativa pública quanto privada.
Do ponto de vista contábil, tratando-se de um home office, em vez de registrar os itens individualmente (internet, aluguel, energia, várias amortizações, transporte, viagens etc.), para simplificar, essas contribuições financeiras serão inicialmente registradas como remunerações, que servirão exatamente para sustentar tais despesas; depois, uma vez que a startup tenha tomado forma, faremos a transição para uma contabilidade tradicional. No entanto, as despesas iniciais ainda serão corretamente contabilizadas ex-post, com base em extratos bancários pessoais, a fim de ter uma base histórica e uma evolução de dados para uma gestão econômica e financeira adequada.
E como frequentemente se diz “minha vida poderia ser um filme”, os financiadores também terão a oportunidade de apresentar projetos pessoais, ou mesmo de terceiros, de ideias originais ou adaptadas de livros, peças de teatro etc., de ficção, documentários, programas de TV, reality shows, séries, etc., que serão certamente e rapidamente analisados e, se considerados válidos, também resumidos em um one-page pitch e contemplados em apresentações (pitching) para investidores, editais e concursos, para depois serem desenvolvidos inicialmente em sinopses, depois em argumentos, então em roteiros, e assim por diante.
Para quem desejar orientações sobre como começar ou desenvolver projetos, estarei pessoalmente à disposição. Pode parecer presunçoso, mas afinal de contas tenho vinte anos de experiência no setor audiovisual, e principalmente sou um ávido consumidor de artigos, livros, webinars etc., para buscar uma aprendizagem contínua e me manter sempre informado sobre novidades, novos recursos, ideias etc., como é o caso, por exemplo, da inteligência artificial (IA), e ainda mais, no campo da criatividade, da IA Generativa. No entanto, enfatizo que nossa linha não é e não será criar completamente por meio da IA, mas, eventualmente e apenas, usar algum suporte de IA para melhorar ou refinar projetos concebidos e desenvolvidos pela criatividade e inteligência humanas.
Obviamente, à medida que os documentos (one-page pitch, sinopses, argumentos, roteiros, recibos de inscrição em editais etc.) estiverem prontos, os apresentarei aos financiadores para que possam conhecer cada vez mais detalhadamente todos os projetos em carteira. Até porque, dando prioridade aos one-page pitches, nos intervalos de tempo continuaremos a nos dedicar à preparação dos documentos subsequentes, a partir das sinopses até os roteiros; isso porque, se é verdade que o one-page pitch economiza tempo e imediatamente mostra se a ideia vende ou é vendável, ter outros documentos detalhados prontos não faz mal, além do fato de produzi-los ser um exercício extremamente trabalhoso de um lado, mas muito gratificante do outro.
É importante ressaltar que, no que diz respeito a Filmundo (único projeto já completo, pronto para venda e de grande valor), apresentarei um documento específico para financiamento/investimento complementar, para aqueles que estiverem interessados, após análise do respectivo One-Page Pitch e, a pedido, do Pitch Deck e também do roteiro completo.
Este documento, específico para Filmundo, também incluirá quaisquer financiamentos anteriores à data de hoje (com respectivos juros), que contribuíram para tornar sua finalização possível.
Além de Filmundo, haverá também a possibilidade de financiar/investir em qualquer outro projeto em carteira, individualmente.
Estrutura legal
Dependendo dos desejos dos potenciais financiadores, Bando Creativo poderia ser uma iniciativa unipessoal em meu nome, com acordos/contratos individuais de financiamento, ou uma empresa italiana com sede em Verona ou Roma, ou uma empresa brasileira, ou até mesmo uma empresa italiana que possa abrir uma filial no Brasil; em resumo, estou completamente aberto e disponível a respeito disso.
PS: Etimologia do nome
● “Bando” vem de “A Band Apart”, a produtora que era de Quentin Tarantino no início de sua carreira, e que por sua vez referenciava o filme Bande à part de Jean-Luc Godard;
● “Criativo” quer enfatizar que queremos nos ocupar principalmente da criatividade, não da produção (embora a possibilidade esteja contemplada).
Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2024
Pietro Barana
Todo projeto audiovisual tem de conter partes, cenas, citações que mexam na cabeça das pessoas, que questionem a sociedade, que estimulem à reflexão e à tomada de ação, ou até ser baseados mesmo em questões sociais, ambientais e humanitárias (se bem que sendo menos didascálicos, fica mais fácil passar a mensagem, permanece na cabeça do espectador). Também, a ideia é a internacionalidade, então contribuir a fazer com que o Brasil seja reconhecido como protagonista nesses temas sócio-ambientais no audiovisual a nível internacional. Também minha ideia é abrir muito para a contribuição de minorias até como criativos, autistas, pessoas em situação de rua etc. Imagina quantas histórias legais para contar. Vale ressaltar que é um projeto que requer baixo investimento, pode ser feito em home office, mas o alcance pode ser muito grande.
Pietro Barana