A Escola As Pensadoras tem como objetivo fornecer formação feminista e estudo do pensamento de mulheres guiados por mulheres intelectuais, mediante cursos de formação complementar e com certificação própria. Apresentamos uma agenda democrática com cursos de curta, média e longa duração, oferecendo um currículo de concepção emancipadora, feminista e plural.
Nossas diretrizes pedagógicas estruturam-se a partir de três pontos:
I) A luta contra a primazia econômica capitalista;
II) A luta pelo fim da estrutura patriarcal, misógina, sexista e racista;
III) O diálogo crítico e amoroso com as questões atuais dos diferentes feminismos e estudos com mulheres;
IV) O antiracismo institucionalizado e/ou implícito nos discursos sociais e recortes bibliográficos da teoria filosófica e pedagógica do pensamento.
Apostamos numa educação antirracista para a promoção da diversidade étnica e racial por meio das contribuições de autoras negras, indígenas e latino-americanas que se propõem a romper com a hegemonia branca eurocêntrica das formas de pensar a sociedade.
A partir de uma pedagogia feminista interdisciplinar e horizontal valorizamos a formação autônoma e reflexiva. A agenda da escola é composta de cursos de curta, média e longa duração – https://aspensadoras.com.br/cursos/ – buscando uma compreensão do mundo e da sociedade através do ponto de vista da teoria do conhecimento.
A sustentabilidade da Instituição As Pensadoras é alicerçada exclusivamente pela adesão das cursistas aos planos de associação, aos cursos, minicursos e oficinas ofertados. São produtos com valores acessíveis, possibilitando o ingresso de diferentes grupos sociais econômicos.
O projeto é especialmente voltado para mulheres adultas de todas as escolaridades, que tenham interesse em construir conhecimento e relações a partir de uma perspectiva feminista, libertadora e coletiva. Nos últimos anos, a escola tem assegurado a participação significativa de mulheres negras e de baixa renda em seus cursos livres, enquanto também tem atraído estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes de todos os níveis da rede de ensino, tanto nacional quanto internacional, para seu Fórum anual. Desde sua criação, a escola já formou mais de três mil mulheres. Busca por metodologias pariticipativas que resultem no acesso à formação e o discernimento na sociedade do debate feminista de classe, gênero, raça e etnia. A escola está comprometida, através de sua prática pedagógica com a luta antirracista, antimachista, anticapitalista, do valor da mulher na sociedade, da acessibilidade ao conhecimento por todos, independente de qual seja seu gênero ou classe social.
Rita de Cássia Fraga Machado