Introdução
Segundo a Agência Brasil apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados no Brasil, é fato que a simples reciclagem não irá resolver o problema, é preciso mudar o sistema de produção e consumo. No entanto 800 mil pessoas dependem deste processo* .
Em 2020 Paulo Sanda foi candidato a prefeito na cidade de Araçatuba/SP pelo PSOL, e para a formulação da proposta de governo do partido para ser apresentada para o pleito, os quadros e militantes do partido juntamente com o candidato a majoritária caminharam pelas diversas áreas de cidade e conversaram com os munícipes para conhecer in loco suas realidades, e assim poder formular as propostas.
Entre vários, identificamos a dura realidade das pessoas que vivem da reciclagem, as chamadas catadoras, que andam por toda a cidade debaixo do sol escaldante de nossa cidade em busca dos materiais para venderem tentar alcançar o mínimo necessário para sua sobrevivência diária. Nestas conversas o então candidato Paulo verificou que apesar da dificuldade boa parte destas pessoas tinham um smartphone, velho surrado porém funcional.
Então ele perguntou:
Se vocês pudessem ter uma aplicativo em seus celulares que indicasse o local mais próximo onde há reciclável para ser recolhido isto facilitaria sua vida?
Em geral, a recepção da proposta foi positiva.
Infelizmente com uma verba de 2 mil reais para a campanha não foram eleitos, porém o partido foi apresentado e hoje com chances reais de eleger uma cadeira na câmara municipal.
E o que desejamos apresentar ao ICL Tank é justamente este aplicativo, o de Reciclagem.
Como
Serão dois apps, um para todos os cidadãos e outro para os profissionais de reciclagem, da mesma forma que os app de transporte ou entregas, no caso para retirada de recicláveis.
Quem coloca o reciclável para fora terá um menu para declarar o tipo de material que está dispensando e também as indicações de como deve embalar, após indicar irá colocar para fora deixando disponível para ser retirado.
Este pedido irá ser lançado para todos os profissionais em determinado raio de distância, até que um aceite o pedido.
O profissional terá o tempo determinado nas configurações para recolher o reciclável e indicar isto em seu aplicativo, a pessoa que dispensou o reciclável também será avisada da coleta.
O segredo
Este primeiro projeto objetiva a criação de uma cooperativa de desenvolvedores, o mundo hoje passa por uma escassez de mão de obra mesmo com as demissões em massa realizadas pelas big techs, esta cooperativa terá seu primeiro produto e irá propiciar um ambiente de aprendizado e evolução de outros profissionais, preferencialmente advindos de projetos sociais, e também será a ferramenta para que novos projetos possam ser lançados com o uso de tecnologia, já que por não ser uma empresa privada que visa apenas lucro, mas sim boas condições de vida aos seus cooperados e parceiros, terá assim melhores condições de custos para oferecer.
O estatuto desta cooperativa deverá ser discutido na primeira assembléia mas a primeira proposta é trabalharemos apenas para projetos de desenvolvimento social.
Esta iniciativa tem por objetivo facilitar o trabalho das pessoas que atuam na coleta, mas também de educação, para que as pessoas aprendam a lidar com o tema, respeitando e valorizando o trabalho duro dos catadores além do básico que a cultura de reciclar e diminuir o descarte de materiais.
PAULO SANDA
Tecnologia da Informação (Desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados)