Apresentação/Justificativa:
A ALEPH – Gestão de Pessoas e Negócios foi criada com o propósito de levar soluções humanizadas e sustentáveis para as empresas.
ALEPH significa ter um olho que se abre, vê e encontra possibilidades e novidades. Assim surgiu o OLHAR ALEPH, que criou o projeto EMPREGO VISÍVEL.
Um projeto que enxergou as pessoas que não tem casas, vivem em abrigos e tem dificuldades em entrar ou voltar para o mercado de trabalho, principalmente pela discriminação de endereço, raça, antecedentes, entre outros .
É uma forma de resgatar a dignidade humana.
Objetivo:
O EMPREGO VISÍVEL, tem como objetivo colaborar com a diminuição da discriminação das pessoas que vivem nos abrigos para o mercado de trabalho, uma forma de resgatar a dignidade e que surgiu com base no que ouvimos dessas próprias pessoas.
Metodologia:
Com a nossa experiência em gestão de pessoas, atuando de forma humanizada, realizamos os atendimentos através de encontros semanais nos abrigos da cidade de Santos, com as pessoas aptas para o mercado de trabalho, identificadas pela equipe técnica de cada abrigo.
Nesses encontros, a escuta é a principal ferramenta para identificar as habilidades e competências de cada pessoa, e principalmente respeitando cada história.
A partir dessa coleta de informações, construímos seu currículo profissional e realizamos orientações como: Postura, Comportamentos, Comunicação, Vestimentas, identificação de cursos de qualificação profissional e incentivo de volta à educação regular para aqueles que ainda não concluíram até o Ensino Médio.
Para aqueles que já estão sendo encaminhados, realizamos práticas de Entrevista.
Após a contratação o nosso acompanhamento é obrigatório, realizando avaliações constantes entre empresa e o profissional para alinhamento e aparar arestas.
Publico Alvo:
Moradores dos abrigos, homens e mulheres, identificados como aptos para retomar ao mercado de trabalho e suas vidas em moradia própria.
Resultado:
Diminuir a discriminação e desigualdade social, das pessoas em situação de vulnerabilidades, moradoras de abrigos, viabilizando o trabalho formal e a adesão das empresas que buscam profissionais e se identifiquem com esse olhar.
Impacto Positivo Inclusão no trabalho formal e resgate da autonomia econômica, emocional e sua moradia, para que voltem a ser CIDADÃO VISÍVEL para a sociedade.
Fernanda Camargo Ataliba