De 2017 a 2020, a Tekoá Brasil desenvolveu atividades de visitação no território Krahô, no Estado do Tocantins, durante eventos culturais e festividades abertas para as comunidades e os turistas, por meio de parceria com a Associação Hotxuá, que representa as aldeias Krahô.
Operadora de turismo sustentável com atuação nas Regiões das Reservas da Biosfera do Cerrado, a Tekoá tem visão e missão alinhadas aos conceitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) e acredita no poder transformador do turismo dentro das comunidades tradicionais.
Além de identificar comunidades e seus potenciais, através de visitas acompanhadas por especialistas de diferentes áreas, a Tekoá Brasil trabalha a conscientização e capacitação das pessoas que ali vivem. O planejamento das experiências oferecidas é feito em conjunto com os moradores, estimulando a superação dos limites individuais e promovendo um resgate dos aspectos da cultura destes povos. O resultado deste trabalho se traduz em autoestima, maior controle sanitário, geração de emprego e renda.
Acreditamos, sobretudo, que estas comunidades são as verdadeiras guardiãs da natureza, da cultura tradicional e de um patrimônio ancestral singular, além de possuírem modos de organização e convivência que nos servem de exemplo. Em contrapartida, observamos o aspecto educativo desta modalidade de turismo, que enriquece a vida dos viajantes contribuindo com o autoconhecimento e aproximando realidades.
O encontro da Tekoá Brasil com o indigenista e escritor Fernando Schiavini deu origem a um projeto consistente, que une responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e a profissionalização das visitações a aldeias indígenas, uma experiência que se transformou em um case de sucesso infelizmente paralisado pela pandemia da COVID19.
Nossa metodologia envolve o conhecimento da realidade social e cultural da aldeia. Por sua vez, as lideranças indígenas são levadas a conhecer a dinâmica de trabalho da empresa, pautada nas decisões conjuntas, divisão de responsabilidades e com conhecimento de mercado e articulações capazes de transformar a operação em um produto com capilaridade nacional e internacional.
Os resultados alcançados em nossa experiência piloto atraíram as atenções de outras comunidades do Estado do Tocantins e do Acre, interessadas no modelo aplicado pela operadora, que estimula a preservação dos rituais em suas datas tradicionais, evitando ao máximo impactos na vida cotidiana e implementado aspectos de educação socioambiental junto aos visitantes e à própria comunidade.
As atividades foram suspensas em 2020, em função da pandemia de Covid-19, visando a proteção do povo Krahô. A Tekoá manteve sua responsabilidade social com a comunidade, colaborando com doações diretas e participação ativa na campanha Salve Krahô, de arrecadação de recursos para as aldeias da etnia. Com os avanços da vacinação, lideranças da aldeia Manoel Alves solicitaram o retorno das operações.
Atualmente, a Tekoá Brasil busca parcerias para atender ao chamado Krahô. Suas necessidades incluem inserção de novas ferramentas de gerenciamento, bem como de aporte financeiro para garantir toda reestruturação e logística necessária a este tipo de operação, a fim de potencializar o trabalho a ser desenvolvido.
Aguardamos ansiosa poder contar melhor esta história e retomar este prospero e emocionante projeto.
Obrigado!
O impacto nas aldeias indígenas e demais comunidades tradicionais através do Turismo de Base Comunitária direcionado de forma autentica, comprometida e responsável tem como efeitos positivo os seguintes valores: 1) Aumento da autoestima cultura elevando o moral do coletivo das comunidades; 2) Visibilidade da importância destes povos no cenário nacional e internacional através das vitrines das empresas que promoviam o roteiro e diretamente das experiências que os visitantes têm e promovem em sua rede de relacionamento. 3) Limpeza da aldeia - Conscientização da necessidade de cuidados com o lixo industrial e demais fatores de poluição ambiental em seus territórios, promovendo assim, evidente melhoria das condições de saúde 4) Revisitação a conhecimentos da cultura que estavam sendo negligenciados, principalmente pelos mais jovens devido a forte influencia da contemporaneidade; 5) Os moldes do Turismo de Base Comunitária, tem como principio capacitar os membros da comunidade para serem protagonista do processo turístico, promovendo geração de renda; 6) Oportunidade de geração de renda para toda comunidade na comercialização dos seus belíssimos artesanatos; 7) Doações inesperadas pelos visitantes a comunidade através das sua associações; 8) Conexão e visibilidade com o mundo contemporâneo de forma digna promovendo visibilidade dos seus valores culturais; 9) Cada visitante é um potencial e novo aliado as causas das comunidades tradicionais quando são impactados pelas belíssimas culturas destes povos.
Marcos Lúcio Alves Pereira
Turismo e Hospedagem (hotéis, agências de viagem, experiências turísticas)