Estilo de Vida e Lazer

Balonismo Anavilhanas Vista do Céu

Votação Encerrada
Tivemos milhares de projetos incríveis, todos com potencial para gerar um impacto inimaginável! Clique aqui e conheça os 22 finalistas que avançaram para próxima fase.
Despertar Empreendedor
Participe do maior evento presencial de empreendedorismo já feito no brasil
Conheça os detalhes

Descrição do Projeto

O Projeto consiste em montar uma Estação de Balonismo na Comunidade Bela Vista do Jaraqui, localizada no início das ilhas do Arquipélago de Anavilhanas (Rio Negro/Amazonas), no intuito de oferecer, a turistas e interessados, passeio de balão para sobrevoar este Arquipélago que é uma região excepcionalmente linda, principalmente vista de cima. O Balonismo é uma atividade não poluidora e atrai centenas de turistas podendo propiciar a geração de renda para as comunidades indígenas e ribeirinhas do entorno do arquipélago que vivem sem opção financeira e assim evitar o ócio e a degradação ambiental.
As perspectivas são boas: ainda não existe balonismo no Amazonas e o Mercado Turístico para esta modalidade é promissor, pois o balonismo tem extensa segmentação: Ecoturistas, adeptos do Turismo de Aventura, Turismo de Contemplação, Turismo de Pesca, Amantes da Natureza, Fotógrafos, Jornalistas, Apreciadores da Cultura local etc. Pesquisa digital realizada pela IntegraTur da Amazônia em julho/2023 por meio de ferramentas digitais apontou que 97,7% dos entrevistados querem sobrevoar o Arquipélago de Anavilhanas de balão.
Nosso único concorrente é a empresa Rico Taxi Aéreo que sobrevoa o arquipélago de Anavilhanas de hidroavião: decola de Manaus, sobrevoa as ilhas e volta para Manaus não deixando renda para as comunidades do entorno.
Dinâmica do Projeto:
O balão ou os balões, levantam da Comunidade Bela Vista do Jaraqui, sobrevoam as ilhas por cerca de 45 minutos e descem em uma das praias no entorno das ilhas. O roteiro ou os roteiros serão previamente desenhados a partir do estudo de viabilidade técnica (1ª FASE). Cada balão será seguido por uma lancha, que aportará na praia onde o balão parar recebendo os turistas para trazê-los de volta ao ponto de partida e recolhendo também o balão vazio e dobrado.
Para cada balão necessitaremos de 4 pessoas: 1 piloto e 3 ajudantes os quais receberão curso de capacitação que serão ministrados apenas para os integrantes das comunidades.
Também será necessário contratar lanchas ou barcos dos comunitários juntamente com o condutor da lancha e seu ajudante;
O Turista precisará fazer pernoite em um hotel de selva ou pousada local Desta forma haverá necessidade de staff para os diversos serviços do hotel ou pousada que vão desde serviços gerais à cozinheiro e recepcionista; haverá necessidade de aumentar e melhorar a produção de alimentos e frutas regionais; ter Guias e Condutores bilíngues, opções de passeios locais, disponibilidade de lanchas e piloteiros etc., promovendo intensa rede de fazeres e afazeres
Divulgaremos a atividade através de mídias na Internet e negociaremos com operadoras de turismo a venda dos pacotes.

Impacto Positivo

O projeto alcançará pelo menos 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e seus parceiros: ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 15 Vida Terrestre. Isto acontecerá pela oferta de trabalho, qualificação da mão de obra local, promovendo a geração de emprego e renda para centenas de pessoas, sustentabilidade socioambiental e preservação da floresta que, além de proteger a vida terrestre, também contribuirá para reter o avanço das mudanças climáticas. No Projeto Balonismo Anavilhanas Vista do Céu, capacitaremos e trabalharemos com os integrantes da comunidade Bela vista do Jaraqui e regiões adjacentes. Do lucro, será destinado um percentual para projetos de responsabilidade social. Por falta de opção de emprego e trabalho e buscando garantir o sustento do dia a dia, os comunitários se veem obrigados a derrubar a floresta, depredam o ambiente vendendo pedra e areia, traficam animais silvestres, promovem abuso infantojuvenil etc. A área é especialmente linda. O projeto visa atrair centenas de turistas que virão para sobrevoar em Balão o Arquipélago de Anavilhanas contribuindo para fomentar não apenas a cadeia produtiva do turismo (hotelaria, pousadas, Guias, Condutores, caminhadas na selva, visita a comunidades indígenas etc.), mas também cadeias produtivas transversais, latentes no local: agricultura, artesanato, transportes fluviais, gastronomia regional, produtos cosméticos elaborados com matéria prima da floresta, dentre outras. A comunidade Bela Vista do Jaraqui está situada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável RDS Puranga Conquista que possui 14 comunidades e cerca de 1.500 moradores. Fica distante 80 km de Manaus com acesso único pelo Rio Negro. Para saber mais sobre a comunidade Bela Vista do Jaraqui, favor acessar este link: https://www.canva.com/design/DAE7ppfL-1k/zUUjlITQm2zAHsNrlDM75Q/edit?utm_content=DAE7ppfL-1k&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Representante

ROCILDA OLIVEIRA DA SILVA

Categoria

Estilo de Vida e Lazer

Turismo e Hospedagem (hotéis, agências de viagem, experiências turísticas)

Busque um projeto participante