A Ambiental COLAB é uma agência de inovação em sustentabilidade, desenvolvemos projetos e prestamos consultoria com foco em gestão de resíduos sólidos urbanos.
Inspirados pela Natureza, onde os resíduos se tornam recursos para o meio ambiente, queremos mudar a perspectiva do que é visto como “lixo”.
Acreditamos que o gerenciamento dos resíduos sólidos é a porta de entrada para o mundo da sustentabilidade, onde acontece a virada de chave.
Nossa proposta é ter uma equipe multidisciplinar, formada por mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+, que agregarão, além da visão técnica especializada de cada profissional na sua área, a sua experiência social enquanto individuo. Desenvolvendo projetos que englobam a educação socioambiental, a valorização da profissão dos catadores, que são agentes ambientais importantíssimos e o desenvolvimento de soluções e tecnologias para a reinserção na cadeia produtiva de materiais que despertam pouco interesse em serem reciclados.
Criando assim, uma oportunidade para a diversidade se manifestar de forma criativa e inovadora em busca de saídas para um problema que não para de crescer: o lixo.
Acreditamos que é possível, e necessário, reverter o alto nível de contaminação do meio ambiente causado pelo uso e descarte indiscriminado do plástico. Aqui em Brasília, durante muitos anos, tivemos uma campanha para aprendermos a respeitar a faixa de pedestre, hoje somos uma das poucas cidades do país onde os carros param na faixa. Da mesma forma, temos a ambição de tornar Brasília um exemplo em sustentabilidade também. Levando campanhas socioambientais para as escolas, empresas, eventos, canais de informação oficiais do governo, para a televisão aberta e onde mais for possível, para chegarmos a mais pessoas e conseguirmos diminuir a quantidade de resíduos que vão todos os dias pros aterros, aumentar a renda e proporcionar qualidade de vida para os catadores e fomentar na cidade um polo de inovação em sustentabilidade que vai poder inspirar soluções para outros locais também. - Vamos criar empregos e oferecer oportunidades de crescimento para pessoas que hoje vivem basicamente do lixo; - Retirar pessoas de situação de vulnerabilidade e insegurança finaceira; - Aumentar e difundir a conscientização acerca do consumo consciente e da gestão de resíduos; - Reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para os aterros; - Reduzir a contaminação do solo, das nascentes e do ar; - Valorizar as pessoas e a diversidade; - Fomentar a pesquisa e a inovação em prol da sustentabilidade; - E promover a responsabilidade socioambiental;
Lorena Costa Silva