Construir um tipo de “rede social” “comunitária” para micro e médios empreendedores e consumidores desses pequenos serviços/produtos fornecidos/consumidos de forma local (preferencialmente, ao menos inicialmente de forma local – até “X” Km de distância) se acharem, com vista a se ter uma plataforma que facilite esses micro e médios empreendedores a captarem clientes potenciais mais próximos e, aos que pretendem iniciar seus pequenos negócios, que tenham uma visão de clientes potenciais próximos mais facilitada para eventual potencial marketing de captação…
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Minha ideia inicial seria construir esta plataforma nos moldes dos credenciamento de planos de saúde mas com definição de classes de serviços/produtos ofertados nesse raio de distância, avaliação, críticas, sugestões, indicações pelo comprador/usuário, solicitações de serviços e produtos, notas etc…
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Em paralelo, a partir da própria plataforma, poder-se-ia construir também uma série de controles estatísticos desses trabalhos informais e, caso se consiga promover viabilidade para tal, potencialmente, fornecer por exemplo ao Estado (ou até a outros órgãos de crédito – a se estudar) esse “servico de informações” de “empresas potencialmente promissoras” “por local”, onde estes órgãos governamentais poderiam potencialmente “investir no crescimento” (sempre com a anuência e desejo do empreendedor na cessão das informações), eventualmente facilitando linhas de crédito para crescimento (se assim for o desejo e necessidade do empreendedor), ou ajudando eventualmente na “formalização” de alguns destes pequenos negócios que utilizem a plataforma, se for também o desejo ou a necessidade do empreendedor, ou, até, quem sabe, para atuar como potenciais fornecedores futuramente em concorrências em contratações estatais, quem sabe (esta plataforma, talvez, a se pensar, eventualmente até, servindo como “pseudo-aval” “curricular”, caso a caso)…
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Os recursos estimados seriam os relativos ao desenvolvimento dessas plataformas de “arquitetura social” em conjunto com os custos associados ao aprofundamento de um aprendizado de melhores práticas já aplicadas a sites de redes credenciadas, de relacionamentos, bibliotecários, por comunidades de pessoas afins reunidas em congregações e que, hj, se relacionam através de redes sociais “generalistas” etc, que podem e devem não só serem absorvidas como base e aplicadas na geração da plataforma proposta, mas também, quem sabe, servir para formação de futuros cursos para o próprio Empreendedor Mestre e/ou para o ICL…
Facilidade na captação e oferta de produtos e serviços - e até de "inicialização empreendedora" - em face da existência de uma "plataforma de aproximação " com sentido de "comunidade local de negócios", numa visão final de "melhoria da qualidade" da "arquitetura social" local. -- Muita vezes um micro empreendedor fica em situação muito difícil na captação de clientes, principalmente quando iniciando seu negócio... -- O uso do "sentido de comunidade" através da montagem de uma plataforma de "arquitetura social" "local" (que comunidades tendem a ofertar) , seria de muita valia para o desenvolvimento e enriquecimento local... -- Teríamos uma plataforma mais ágil e ampla como alternativa de captação de clientes e serviços/produtos à oferta dos Micro e Médios Empreendedores, mitigando a necessidade que os levem a procurar clientes em comunidades outras, mais afetas a outros serviços (como os religiosos ou os condominiais) onde o objetivo lá é mais "secundário" e não "primário" e "direto" e "amplo" de informações, como nesta proposta plataforma...
Sérgio Henrique da Silva Portugal
Tecnologia da Informação (Desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados)