Tecnologia e Inovação

Moo – Mão de Vaca

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Descrição do Projeto

Trata-se de um Aplicativo (APP) para smartphone cujo objetivo central é catalogar preços do mundo físico.

Conhecemos há um tempo considerável sites e aplicativos que realizam comparações de preços ONLINE de produtos e entregam uma lista ordenada ao usuário, como “Buscapé”, “Zoom”, dentre outros. Mas e em relação aos preços que não são pesquisáveis via internet diretamente?

Embora o e-commerce tenha crescido muito no mundo todo e a tendência é que cresça cada vez mais, ainda existe uma enorme variação de produtos adquiridos pelos consumidores diretamente em lojas físicas como itens de supermercado e combustível cuja variação de preços é absolutamente dinâmica e quase irrastreável.

A ideia do APP é permitir que seus usuários utilizem as câmeras dos seus smartphones para capturar os QR CODES das NOTAS FISCAIS emitidas em suas compras nos estabelecimentos. Esses QR CODES direcionam a um endereço eletrônico que contém todas as informações daquela compra, inclusive os preços dos produtos comprados. Algumas empresas (como “PicPay” e “Meliuz”) já utilizam desse QR CODE para “premiar” seus usuários com o chamado cashback a partir de parcerias com estabelecimentos parceiros dessas empresas. No caso do nosso APP, a ideia é que registremos o estabelecimento, seu endereço, data, hora, produtos e preços, e repassemos essas informações aos demais usuários do APP, de modo que, uma vez que essas informações foram registradas por somente UM usuário, TODOS os demais usuários estão em posse de informações que os colocam em melhores condições de decidir quais estabelecimentos apresentam o melhor custo-benefício para aquilo que desejam comprar. Em outras palavras, trata-se de um aplicativo cuja essência de funcionamento é a coletividade dos seus usuários.

Considerando que essa visão de coletividade apresente um grau de incerteza considerável para o sucesso do funcionamento do aplicativo, entendo que os usuários podem não enxergar grande valor em simplesmente contribuir com essa comunidade virtual de usuários do APP escaneando seus produtos em benefício do próximo, então seria de FUNDAMENTAL importância que seja criada uma jornada muito bem planejada e estratégica de gameficação, o mais rica e atraente possível, envolvendo bonificações aos usuários mais colaboradores como descontos em produtos, sorteios de compras, etc, tendo com isso dois grandes objetivos primários: Ensinar as pessoas o próprio processo de escaneamento do código e criar o hábito nas pessoas de executarem essa tarefa sempre que realizarem compras, criando assim um incentivo voltado não somente ao benefício coletivo, mas também a algum benefício pessoal. Trago de exemplo para ilustrar esse movimento, os famosos cupons do “Ifood” criados com objetivo de incentivar os usuários a adquirirem a rotina de consumir comida via APP.

Impacto Positivo

Gostaria de separar os impactos em duas categorias: Social e Financeiro. Impactos positivos SOCIAIS: 1) Permitiríamos que familías de classes mais baixas possuam a valiosa informação de quais estabelecimentos apresentam os produtos com preços mais baixos a partir das suas respectivas localidades. Essa diferença pode parecer pequena, dependendo do nosso poder aquisitivo atual, mas tenho certeza que faria muita diferença a famílias cujas rendas são próximas de um salário mínimo. 2) Podemos criar iniciativas de doações mensais por parte de usuários de poder aquistivo mais alto para receberem pontos de bonificação no processo de gameficação do APP (a serem trocados por descontos, sorteios, etc). 3) Podemos promover parcerias com institutos que já recebem doações de notas fiscais para leitura de QR CODES. Impactos positivos FINANCEIROS: 1) Assim como as redes sociais e a TV, devemos funcionar como um "grande outdoor", pois sabemos que aonde existem muitas pessoas com olhar fixado, existe um potencial publicitário forte: Seria possível criar uma sessão do APP para que redes de supermercado ou vendas de produtos em geral possam anunciar suas promoções e descontos, atraindo parte do investimento publicitário que essas redes já gastam em propagandas nos meios convencionais, como rádio, TV e até propagandas em redes sociais. No entanto, nosso diferencial é que diferente desses canais que não conseguem garantir que o usuário de fato prestou atenção àquela propaganda somente pela audiência, nosso APP não apenas trás maior assertividade nesse sentido, pois seus usuários entrarão no aplicativo com a intenção de buscar melhores preços, mas nós ainda podemos direcionar as promoções a partir das localizações geográficas de cada usuário (com autorização de uso pelo APP, é claro), de modo que cada rede poderá definir para quantos e quais usuários, bem como em que raio de quilômetros exatamente ela gostaria de direcionar aquele conteúdo. 2) Também podemos criar uma versão "premium" do APP, com algumas funcionalidades extras relacionadas à listas de compras personalizadas, comparações de preços de maneira automática dessas listas, tela para acompanhamento das compras durante o processo de compra, etc. 3) Também seria possível concorrer no mercado de compras virtuais de quaisquer itens que sejam entregáveis, mercado fortemente preenchido atualmente por "Ifood", "Rappi", dentre outros, onde existe uma sessão do APP separada dos restaurantes. Um diferencial aqui, é que, diferente deles cujo objetivo é apenas vender, não há qualquer possibilidade de realizarem comparações de preços entre os supermercados e entregarem isso aos usuários. Além disso, já conhecemos o tratamento exploratório que os entregadores sofrem com essas redes, de modo que aqui temos a oportunidade de fazer diferente daquilo que o mercado atualmente pratica. 4)Índice de preços ainda mais assertivo que os índices de mercado: Acredito que Eduardo Moreira poderia explicar esse potencial ainda melhor, mas considerando que podemos ter não somente os dados atuais dos preços mas também seu histórico completo, no recorte de tempo que desejarmos, teríamos a ferramenta mais potente metodologicamente falando disponibilizada ao público para medição de inflação e qualquer outra variável relacionada a preços, pois estaríamos registrando os preços de tudo na ponta, de maneira direta pelos próprios consumidores. Talvez seja um salto imaginativo, mas não considero um absurdo existir chances do mercado financeiro e até o próprio governo, em algum grau, passarem a utilizar o "Índice Moo" junto ao IPCA, por exemplo.

Representante

Marcos Vinicius Santos do Monte

Categoria

Tecnologia e Inovação

Tecnologia da Informação (Desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados)

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