Tecnologia e Inovação

Aguapé Bote Reciclado

Votação Encerrada
Tivemos milhares de projetos incríveis, todos com potencial para gerar um impacto inimaginável! Clique aqui e conheça os 22 finalistas que avançaram para próxima fase.
Despertar Empreendedor
Participe do maior evento presencial de empreendedorismo já feito no brasil
Conheça os detalhes

Descrição do Projeto

No ano de 1996, nos fundos do quintal da casa de Itamaragiba Rodrigues, este, juntamente com Luis Antônio de Oliveira, seu amigo, teorizaram a respeito do que fazer com umas garrafas pet de refrigerantes que se encontravam ali naquele momento. Conversa daqui, conversa dali, eis que surge a idéia: vamos fazer um bote. Primeiros rabiscos, lista de materiais planejamento para o dia seguinte. Assim surgiu o BOTE RECICLADO AGUAPÉ : Para despoluir a natureza, para salvar vidas, para divertir. O BOTE RECICLADO, sintetiza um produto/objeto aglutinador de descartáveis plásticos, emborrachados e afins que hoje estão a abarrotar rios, oceanos, praias e buracos (aterros) no planeta.
Por ser um produto social e ecológico, é também um produto econômico, que gera renda ao ser produzido, primeiro por favorecer as camadas de trabalhadores do setor que é mais desprezado, explorado, invisibilidade e discriminado, os CATADORES(AS). Segundo por ter um uso muito necessário para o que se destina, salvar vidas, em função do aumento de desastres climáticos. Terceiro por servir para que essa categoria possa ter uma emancipação econômica com o uso dos materiais com os quais trabalha (meios de produção) e que irá atingir outros ciclos econômicos e sociais.
Foram semanas, meses e anos de trabalho de pesquisa, construção, desconstrução, testes, modificações etc.. Ganhamos uma forma de bote inflável e tivemos um upgrade, fizemos curso de navegação e carteira de Arraes para poder navegar. Participamos do Fórum Social Mundial em 2001, 2003, em 2004 queríamos ir para a Índia num barco de garrafas pet. Em nossa trajetória construimos botes, ensinamos a fazer, vendemos alguns, doamos outros.
O Bote Reciclado é um produto ecológico, social e econômico.
Em Florianopolis entre 2014 e 2019, desenvolvemos novas pesquisas, testes e parcerias com o intuito de melhorar e aperfeiçoar o projeto. Nosso objetivo é tornar o bote reciclado o mais tecnológico possível, o mais barato possível, o mais usado por quem necessita, o mais produzido por quem deseja ajudar a tirar o lixo flutuante das águas do planeta.
É um produto que utiliza materiais oriundos da indústria petroquímica, em conjunto com fibras naturais, placas solares, motor elétrico etc.
Sua composição é feita de elementos que separados são nocivos ao meio ambiente, agregados dentro do bote são materiais que oferecem segurança, leveza e conforto num produto único que pode ser produzido em qualquer parte do mundo que possua esses resíduos flutuantes.

Impacto Positivo

O BOTE AGUAPÉ possui um conjunto de vantagens que são elencadas em três grandes eixos que estabelecem relações interdisciplinares e multifacetadas em seu ambiente existencial, são eles : Ecológico, Social e Econômico. O BOTE RECICLADO como produto de consumo desde sua concepção, produção, distribuição e uso, necessita de uma rede de parcerias para desenvolvimento de ações de qualificação, estudo, comercialização, etc. Que requer a participação direta das pessoas envolvidas no processo de reciclagem, seja aprendendo, criando e desenvolvendo aprendizagens a partir do projeto. No eixo ambiental ou ecológico, estabelecemos já o impacto positivo que vai ecoar em muitos lugares do planeta que podem vir a ser olhados com outros olhos. São toneladas de resíduos flutuantes que serão retiradas de circulação dos ciclos das águas, do solo, e desviadas dos caminhões que só querem enterrar lixo para lucrar. Outro impacto é a conscientização de que tais materiais vão ter novo uso, de verdade, e não um descarte num aterro sanitário ou quiçá um "lixão". O recolhimento de macro plásticos que todos os dias se transformam em micro será multiplicado diariamente. E buscando a interdisciplinaridade fazer e fazer-se enxergar o todo. O lixo que não é lixo é matéria prima planetária. No Eixo social, é notório a importância social de uma rede de trabalhadores que hoje são explorados numa pirâmide que conecta ambiente explorado, pessoas exploradas, sociedade explorada. Os trabalhadores da reciclagem não vivem do lixo, sobrevivem do lixo. A exploração se dá numa cadeia contínua em que eles são peças descartáveis do processo literalmente. E o mais irônico nisso é serem os que reciclam. Os que reciclam são descartáveis. Pensando em uma conjuntura de aquecimento global onde os mais atingidos são os de menor poder aquisitivo, o BOTE RECICLADO fará a diferença para esses que ficam a mercê de tudo que é ruim, perdem a moradia precária, perdem os bens precários, perdem o pouco que tem e o muito que trabalharam, perdem a vida e as vezes muitas vidas. No Eixo econômico significa uma distribuição de renda objetivando uma melhoria tanto no nível de acesso aos direitos que a constituição apregoa, saúde, habitação, alimentação, lazer, etc. São pois os trabalhadores da reciclagem os menos beneficiados nessa cadeia. Por isso pode o BOTE RECICLADO, servir de apoio para alavancar uma classe social a obter resultados mais rentáveis de seu trabalho. Podendo desse modo ser o BOTE RECICLADO, um produto a ser vendido, alugado, produzido em parcerias, fabricado em lugares onde haja muito resíduos para ser agregado. Usado pelos próprios fabricantes como meio de transporte.

Representante

Itamaragiba Rodrigues

Categoria

Tecnologia e Inovação

Tecnologia CleanTech (tecnologias limpas e sustentáveis)

Busque um projeto participante