Educação e Cultura

ÁUDIO 1 PRODUTORA & JG MUSIC HALL – ESCOLA DE MÚSICA E LUTHIERIA

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Descrição do Projeto

PROJETO 123 GRAVANDO: HIP HOP PELO ENFOQUE DO MISSIONEIRISMO

Link explicativo do Projeto que pretendo propor

O Projeto 123 Gravando: De Nheçu a Sepé Tiaraju explora o Hip Hop sob a perspectiva do missioneirismo. Ele foi homologado e concluído, com realização no período de 15 de dezembro de 2022 a 15 de novembro de 2023. O produtor cultural responsável é Jair dos Santos Gonçalves. O projeto envolveu um curso de PRODUÇÃO MUSICAL FOCADO NO DJ DE HIP HOP, que fez resgate do contexto histórico do HIP HOP no mundo. O curos foi ministrado pelo maestro Jair Gonçalves.
Apesar de ter sido realizado pode ser continuado.

MAIS DADOS:

Conceito: Hip Hop, se tornou um movimento cultural amplo que abrange ainda a DANÇA (break) e o Grafite. Não é apenas um gênero musical. A cultura Hip Hop, é uma gíria utilizada por jovens negros e latino americanos dos guetos de Nova Iorque nos anos 70, cujo movimento buscava unir estes jovens na criação de manifestações artísticas que foram verdadeiras ferramentas de expressão política. O termo Hip Hop, significa se movimentar, mexer os quadris, dançar conforme a etimologia da palavra. O termo hip é usado no Inglês afro-americano desde 1898, e significa algo atual que acontece neste exato momento, e hop refere-se ao movimento de dançar. O Hip Hop abrange quatro elementos: Grafite, B.Boy e B.Girl, MC e DJ. Atualmente o papel do DJ (Disc Jockey) também evoluiu para VJ (Vídeo Jockey), onde se utiliza imagens e vídeos como elemento da performance.
Quanto ao objeto: este projeto prevê a execução a realização de atividades de formação gratuitas com Residência Artística em Pontos de Cultura, uma vez que, pretendem-se por meio dele, desenvolver a compreensão da cultura hip-hop associada à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades por meio de, um curso de produção de áudio de 60 horas, e, juntamente a isto, a produção de canções inéditas com enfoque em temas sociais importantes, principalmente aqueles em que contemplem as QUESTÕES AFIRMATIVAS, ou seja, (PCDs, LGBTQI+, Negros, Ciganos, Quilombolas, Indígenas, Mulheres, Idosos e pessoas em vulnerabilidade social).
Ainda almeja-se que estas canções produzidas explorando o elemento do DJ (Disc Jockey), possam ser gravadas utilizando-se temáticas referentes aos temas do Missioneirismo do Rio Grande do Sul, ou seja, que aborde temas históricos, folclóricos, regionais, linguagens, idiossincrasias do povo indígena e população da região missioneira do Rio Grande do Sul. A abordagem prevê ainda o estímulo ao estudo da língua guarani, ou seja, composições que tragam textos em guarani, em formato musical como ideia de combater o preconceito de raças e etnias, bem como o itinerário cultural construído por inúmeros músicos deste estilo, tais com Noel Guarany, Pedro Ortaça, Cenair Maicá, entre outros. Tal ideia ainda serve para a superação de preconceitos, quanto, por exemplo, a exploração do gênero poético da música folclórica do Rio Grande do Sul utilizando-se uma roupagem Hip Hop. Naturalmente, isto poderia ser uma quebra de paradigmas, ou seja, abordar temáticas poéticas que trazem os discursos antagônicos do Rap, a crítica ambiental e social às superioridades hierárquicas da sociedade brasileira, historicamente preconceituosa. Tais críticas sociais do Hip Hop se devem ao que setores sociais dominantes fazem da cultura de seus outros, ou seja, a percepção do racismo branco identificada na onipresença muda no país da opressão e da violência (SOVICK, 2002). A mesma violência histórica se dá até hoje, tanto a povos afrodescendentes quanto aos povos indígenas.
Acredito que os temas (Missioneirismo e Hip Hop) ligam-se entre si na busca de uma autoconsciência brasileira, dado as reivindicações do Hip Hop pela inclusão dos afrodescendentes na sociedade, e de outro, as demandas de uma musicalidade missioneira, que questiona a xenofobia, o genocídio histórico, a perseguição dos povos indígenas, os assassinatos em massa de índios (batalha de Caiboaté) e agentes ligados à FUNAI na sociedade brasileira, a des-inclusão dos povos indígenas. Ambas as tribos, são brasileiras, talvez, esta última, seja ainda mais, pois quando os descobridores aqui apoitaram sobre nossas terras no período colonial. Que desafios estes povos ancestrais tem na atualidade? Há inclusão das mulheres indígenas e negras na sociedade do Brasil? Qual o espaço para a língua guarani na sociedade brasileira? Quais os direitos das crianças destes povos?
As ações do projeto previsto irão contemplar um ponto de cultura local, cujos objetivos se referem à preservação ambiental, ou seja, o grupo AIPAN (Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural). Tão grande atuação este grupo possui em Ijuí com relação ao enfoque ambiental, cujos temas e projetos vêm de encontro aos deste projeto, principalmente pensando no cuidado com que as etnias indígenas tratavam a natureza, ou seja, o modo de vida destas tribos era focada na preservação. A natureza era para eles símbolo sagrado e espiritual. Atualmente esta cultura foi destruída pelos processos de industrialização por uma sociedade só enxerga na natureza o caráter utilitário, ou seja, a natureza é objeto de exploração do capital urbano.
Pondero quanto ao enquadramento, que conforme os objetivos supracitados, a adequação da proposta ao objeto do Edital, se enquadra perfeitamente uma vez que a possibilidade de disponibilizar gratuitamente ao público uma formação no campo da produção musical (focado no DJ do HIP HOP e na produção musical) pode ocasionar empoderamento do público alvo, maior conscientização e apropriação dos argumentos históricos, ou seja, ocasionar o desenvolvimento de conhecimentos que poderão qualificar ainda mais o movimento cultural local. O curso de produção musical previsto é uma ferramenta para impulsionar a criatividade, pois, no momento em que alguém quiser produzir uma música, uma poesia, uma letra fundada em elementos históricos, terá meios técnicos para tal, a partir deste curso.
Na medida em que as pessoas podem musicar e comunicar suas ideias, aprendem a dominar tecnologias de produção midiáticas, o acesso popular aos meios de comunicação são impulsionados. Todo ser humano necessita meios para expressar-se, desenvolver-se. No entanto, ainda existem limites impostos às classes sociais de baixa renda por uma pequena elite dominante no Brasil. O país é um dos mais injustos do mundo quando o assunto são temas sociais. Tal fato requer que projetos de impacto surjam para incentivar a construção da cidadania. Portanto, como este projeto visa promover o acesso ao conhecimento de como produzir materiais sonoros e musicais com tecnologias (e por meio destes é possível expressão de ideias, sentimentos, oralidades e intertextualidades poéticas) as questões das ações afirmativas e impactos sociais se tornam, destarte, plenamente contempladas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Modulo 01 conceitos teóricos do Hip HOP
01 : Introdução ao Hip Hop: O QUE É HIP HOP? (possibilidades da linguagem da oralidade para o gênero musical) ; 02 Histórico do hip hop: Elementos principais ; 03 hip hop o movimento social O RAP como CRÔNICA DA PERIFERIA; 04 O microfone é uma arma! ; 05 FREESTYLE : O papel social do RAP URBANO; 06 Os instrumentos Musicais do Rap: Toca Discos (a velha a nova escola, técnicas do disco). 07 História Missioneira e os excluídos da história ; 08 História e cultura (composições de Hip Hop a partir da realidade local).
Modulo 02 conceitos técnicos e práticos do HIP HOP
01 O que é preciso para se tornar um DJ? 02 COMPOSIÇÃO DE BASES; 03 SAMPLERS DO HIP HOP: UTILIZAÇÃO ; 04 GRUPOS DE HIP HOP; 05 OFICINAS DE DJ e os DJ na escola; 6- PEDAGOGIAS DO DJ; 07 LINGUAGENS DA RUA;
MODULO 03 PRODUÇÃO MUSICAL FOCADA NO DJ DO HIP HOP
00 Pedagogias do DJ; 01 Os Elementos Musicais (HARMONIA, MELODIA e RITMO, TROVADORES MEDIEVAIS) / 02 Equipamentos para produção Musical (softwares, samplers e instrumentos Musicais) / 03 Como montar um Estúdio Musical / 04 Utilização do ACID PRO MUSIC para GRAVAÇÃO E MONTAGEM de UMA MÚSICA / 05 Montagem de um Projeto Musical no software ACID PRO MUSIC / 06 MIXAGEM e MASTERIZAÇÃO de MÚSICA / 07 MICROFONAÇÃO e GRAVAÇÃO DE VOZ e INSTRUMENTOS / 08 – Discotecagem / 09 Experimentações com Toca discos / 10 AS PARTES DA BATERIA (Bumbo, caixa, pratos, overs, tom tom, surdos) / 11 A técnica do SCRATCH (produção de sons percussivos ou rítmicos ao “arranhar” o disco de vinil para frente e para trás em um toca discos)
EXPERIÊNCIAS DO PROPONENTE NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS / AÇÕES CULTURAIS DE CARÁTER EDUCATIVO MUSICAL.
BIOGRAFIA: Violonista, professor de música multi-instrumentista graduado (2012), mestrado (2015) e especialista (2019) em música. Atua como Educador Musical, compositor cadastrado na UBC União Brasileira de Compositores, pesquisador, regente de Bandas Musicais, e Luthier (construtor e restaurador) de instrumentos. É idealizador de inúmeros projetos musicais, dentre eles PAU-BRASIL INSTRUMENTAL1, CD MISSIONEIRO2 (2013), CD AUSÊNCIA DE VOCÊ 20003, grupo IRMÃOS GONÇALVES (2005)4, AUDIO 1 PRODUTORA (2002).
FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROPONENTE:
01 – Mestre em TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE UFSM (2015);
02 – Especialista em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO UFSM (2014),
03 Esp. em MÚSICAS DO SÉCULO XX E XXI PERFORMANCE E PEDAGOGIA DA PERFORMANCE – UFSM (2019),
04 – Graduado em LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA – UFSM RS (2012).
PROJETOS CULTURAIS DESENVOLVIDOS
Para a área de projetos culturais já contribuiu com diversos projetos como o de Orquestra Estudantil na Educação Musical pública em Ijuí RS, além de ser Produtor LIC – RS CEPC 3893. Desenvolve atividades como Compositor e Editor Musical cadastrado na UBC União Brasileira de Compositores, e ainda, como Luthier, Professor de Música em Ijuí, diretor da JG MUSIC HALL escola de música e Lutheria. Na música folclórica atua como guitarrista, cantor e violonista tendo feito parcerias com diversos artistas importantes do cenário musical, brasileiro.
Organizou diversos projetos para formação musical em Ijuí, São Leopoldo-RS, como exemplo, atuando com as Bandas Marciais5 em escolas públicas. De todos os trabalhos realizados na educação musical, o professor possui monografias, dissertações e artigos publicados em importantes mananciais de pesquisa nacionais, tais como universidades e revistas especializadas em música e educação musical. Como acadêmico, o profissional desenvolveu ações de ensino, pesquisa e extensão, atuando na perspectiva das narrativas de si, história oral, sociologia da educação, sociologia da música, sociologia da educação musical e teorias do cotidiano. Integrou Grupo de Pesquisa Auto-Narrativas em Práticas Musicais. É afiliado à Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM (2008). Integrou o Grupo de pesquisa gpc-InterArtec (Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia), atuando em pesquisas com 1 – Arte e Tecnologia; 2 – Imagem, Interdisciplinaridade e Interatividade; 3 – TIC e e-Learning. Atualmente atua na área de Educação Musical, onde é professor de música multi-instrumentista. Leciona Cordas, Metais, Percussão, Teclas e Regência de Bandas de Música Escolares.

1 Ver link do projeto https://paubrasilinstrumental.blogspot.com/2014/
2 Ver link https://soundcloud.com/jair-gon-alves-1/sets/cd-missioneiro
3 Ver link https://soundcloud.com/jair-gon-alves-1/sets/cd-ausencia-de-voce-estilo-pop
4 Ver link https://audio1produtora.wixsite.com/jairgoncalves/irmos-gonalves
5 Bandas Marciais escolares organizadas por Jair Gonçalves https://www.youtube.com/watch?v=wXdeHSCm8KY

ALGUNS LINKS DE PRODUÇÕES DE JAIR S. GONÇALVES
CURRICULO LATTES (CNPQ): http://lattes.cnpq.br/1063286081614312
PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO – (Dissertação Musica e Tecnologias Educacionais): https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/10664/GONCALVES%2C%20JAIR%20DOS%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y 1 – ARTIGOS: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/62075 (ESTUDO SOBRE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL INTERATIVA (EMI) APLICADAAO ENSINO EM REDE – Jair Dos Santos Gonçalves, Andréia Machado de Oliveira (UFRGS RS)
PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO 1: (EDUCAÇÃO MUSICAL E TECNOLOGIA) https://repositorio.ufsm.br/handle/1/12411 (Educação musical e tecnologias da informação e comunicação: o processo de aprendizado de uma orquestra estudantil através do audiovisual)
PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO 2: Contextos do violão missioneiro a partir de transcrições musicais de Noel Guarany: Transcrições para violão em partitura e tablatura – Jair dos Santos Gonçalves LINK: Contextos do violão missioneiro a partir de transcrições musicais de Noel Guarany | Manancial – Repositório Digital da UFSM
GRADUAÇÃO UFSM 2012: Titulo do Trabalho: REFLEXÕES SOBRE-APRECIACAO-MUSICAL-COM-BANDAS-DE-MUSICA-ESCOLARES https://www.academia.edu/11316889/REFLEXOES_SOBRE_APRECIACAO_MUSICAL_COM_BANDAS_DE_MUSICA_ESCOLARES_jair_dos_Santos_Goncalves_2012
PRODUÇÃO MUSICAL, PERFORMANCE LUTHIERIA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, FOLCLORE E OUTROS PROJETOS:
1. https://audio1produtora.wixsite.com/jairgoncalves
2. DISCOGRAFIA: https://audio1produtora.wixsite.com/jairgoncalves/pgina-de-msica-c107
3. PRODUÇÃO MUSICAL: https://audio1produtora.wixsite.com/jairgoncalves/music
4. EDUCAÇÃO MUSICAL: https://audio1produtora.wixsite.com/jairgoncalves/educacao-musical
5. YOUTUBE: PERFORMANCE MUSICAL: https://www.youtube.com/user/JSGONCALVESS
Edital 08/2022 Cultura Viva no hip-hop Residências Artísticas em Pontos de Cultura 8
PROJETOS CULTURAIS EXECUTADOS E PREMIAÇÕES CULTURAIS POR MEIO DE EDITAIS DE LEI DE INCENTIVO A CULTURA
PROJETO RECITAL DE VIOLÃO TEMÁTICO – “A INFLUÊNCIA DA MÚSICA LATINO AMERICANA SOBRE NOEL GUARANY”. https://youtube.com/playlist?list=PLB6J4RBI4oN1A5Wh9UK1BycXTS5_rWNXX. Lei Aldir Blanc 2021 (Proponente e executante)
PROJETO PAU-BRASIL DE EDUCAÇÃO MUSICAL ON- LINE – ALDIR BLANC – 2021 https://youtube.com/playlist?list=PLB6J4RBI4oN0N5XaouRlmsglyEjDaLpf_ (Proponente e executante)
EDITAL AÇÕES CULTURAIS DAS COMUNIDADES CUFA RS e SEDAC PREMIAÇÃO CATEGORIA SUBSÍDIO PRODUTOR CULTURAL. Link: https://drive.google.com/file/d/1TkDT8kn469P3JBl1mkNgNeuut1CJ-DSs/view
PRODUÇÃO CULTURAIS NA ÁREA DE ESCOLHA DO OBJETO DO PROJETO PROPOSTO
RESTAURAÇÃO DE VIOLÃO: TUTORIAL, DICAS (LUTHIERIA DE VIOLÃO)
Link: https://youtube.com/playlist?list=PLB6J4RBI4oN3LAYuBA_dB6foKo1-9gIrj
LUTHERIA ACORDEON: LINK https://youtube.com/playlist?list=PLB6J4RBI4oN3fFF0mZwH-EepUJQ3Ikd4Q
COMO TOCAR VIOLÃO TUTORIAIS: (Produção Pessoal) https://youtube.com/playlist?list=PLB6J4RBI4oN0Mb1l_i59QHjR5qtTMZ5ze
JG MUSIC HALL ESCOLA DE MÚSICA E LUTHIERIA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS:
Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UC-mu9IlaTNSXKnPIPNRY0vQ
HISTÓRIA DO VIOLÃO DA PRÉ-HISTÓRIA A IDADE CONTEMPORÂNEA / link:
https://youtu.be/K1E23cFORLo.
2022
PUBLICAÇÃO DO LIVRO: Contextos do Violão Missioneiro a partir de transcrições musicais de Noel Guarany. Link: https://www.facebook.com/jair.goncalves.587/posts/pfbid02DduoGFLc4d4bdzvHw7nryqU9jc2oVxoj6sKRwVxbpvMUqVFDhi74h4gMriwcVXSz

METODOLOGIA:
Objetivo Geral do projeto: promover a cultura hip-hop associada à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades.
Objetivos Específicos:
Desenvolver por meio de curso gratuito de formação a compreensão de conceitos teóricos do Hip Hop
Desenvolver por meio de ações formativas a compreensão de conceitos técnicos e práticos do Hip Hop
Realizar um curso de formação gratuito ao público sobre o assunto de PRODUÇÃO MUSICAL focada no elemento DJ Disc Jockey do Hip Hop.
Promover um curso gratuito de 60 horas, no período de eis meses prevendo a emissão de certificados para os participantes.
Desenvolver uma aula sobre História Missioneira e os excluídos da história e outra sobre História e cultura com fins de sensibilização e construção de composições de Hip Hop a partir da realidade local.
Desenvolver durante o curso composições musicais colaborativas em torno de temas Históricos do MISSIONEIRISMO.
Apresentar equipamentos técnicos, tecnologias e softwares, Plataformas de produção musical, microfones, toca discos, técnicas de COMPOSIÇÃO, MIXAGEM, GRAVAÇÃO, CRIAÇÃO DE ARRANJOS, SAMPLERS etc. para realização de produção de Músicas de Hip Hop.
Utilizar os meios tecnológicos como um dos meios de realização dos encontros de formação
Abordar o papel da criação poética trazida pelos MC´s no Hip Hop focada no tema condutor do Missioneirismo e resgate de idiossincrasias
Resgatar a língua Guarani por meio de produção de letras musicais a serem utilizadas em RAP
MODO DE EXECUÇÃO
Fase 01 – A primeira fase do projeto incluirá MODULO 01, que conta com o desenvolvimento e apresentação de oito tópicos temáticos acerca do estado da arte do HIP HOP, para que os participantes conheçam e tenham noções sobre o que é Hip Hop, o histórico, os elementos principais, o movimento social, ideias sobre o RAP e periferia, as expressões por meio do microfone, o papel social do Rap nos meios urbanos, instrumentos musicais para produção, Freestyle, toca Discos.
Um momento importante neste primeiro módulo será o desenvolvimento de duas aulas com um professor especialista para desenvolver os temas História Missioneira e os excluídos da história; e História e cultura – composições de Hip Hop a partir da realidade local. A visão que tive não foi simplesmente um estereótipo de um gaúcho de bombachas que declame poesias cantando Rap, mas, tornar conhecido o assunto do Missioneirismo por meio da musicalidade do Hip Hop. Desta forma estaríamos abrindo as portas para um novo tipo visão de Hip Hop, ou seja, o HIP HOP MISSIONEIRO, tal qual os artistas missioneiros (Noel Guarany, Pedro Ortaça, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun) abriram as portas para a Música Missioneira ao fundar um movimento musical no estado do Rio Grande do Sul.
Fase 02 o desenvolvimento da fase dois, contará com as aulas do Modulo 02 , que visa desenvolver os conceitos técnicos e práticos do HIP HOP. Para tanto, nesta fase, dedicaremos ao elemento DJ do Hip Hop, procurando fazer intercambio com as ideias deste personagem importantíssimo no gênero musical em questão. Estudaremos acerca do que é preciso para se tornar um DJ, sobre métodos de composição de bases musicas, como utilizar os SAMPLERS e máquinas de RITMO. Como questão de entendimento, buscaremos também fazer APRECIAÇÕES MUSICAIS para que o público conheça os GRUPOS DE HIP HOP mais relevantes, falaremos também acerca das linguagens da rua utilizadas na poética composicional.
Fase 3: esta etapa do curso será a mais desafiadora. Pois se pretende, partindo dela, colocar o público alvo em contato com processos e experimentações com PRODUÇÃO MUSICAL propriamente dita. É a fase principal, de onde os participantes irão adquirir habilidades para produzirem material musical, a ser utilizado seguindo os parâmetros do Hip Hop, porém fundamentados nos temas poéticos inspirados não só nos já abordados no estilo, mas também abordando o Missioneirismo.
Qual a importância do Missioneirismo para este projeto? A compreensão de fenômenos e ideias imbricadas à expressão Missioneirismo talvez possa contribuir ao exercício do pensamento crítico e musicológico almejado nesta pesquisa, uma vez que essa expressão dialoga com áreas no campo da educação, da história, e cultura cotidiana dos povos latino-americanos, configurando-se em um tema interdisciplinar. (Gonçalves, 2019). Tal como pondera (POMMER, 2009. p. 250 apud Gonçalves 2019), a autenticidade das ações para a arquitetura de um estilo missioneiro de ser pode ser medida pelos atos da população em geral. A identidade se consolida por um sentimento de pertencimento chamado por Hall de sutura à história, expressa no reconhecimento de um passado comum, narrado através da música, dos monumentos, das festas, entre outras formas. Isso é o que garante a coesão social. Evidentemente, essa identidade também necessita de uma base econômica que lhe de suporte material no sentido do trabalho e da dignidade humana. Tal qual o ponderado, o ideal de pertencimento, a identidade, as idiossincrasias e esse passado comum é o que precisamos resgatar.
Em termos de formação em PRODUÇÃO MUSICAL, o projeto inova, pois além de apresentar os recursos técnicos utilizados por DJs em uma performance musical, o projeto propõe ir além. Pensamos até mesmo em PRODUZIR MÚSICAS, como PRODUTO FINAL. Desafiaremos que cada participante se motive a compor sua música, fundamentado no segmento cultural do Hip Hop. Para que sejam alcançados os objetivos desta fase, pensamos desenvolver no MODULO 03, informações acerca não só das Pedagogias do DJ, mas também expor conhecimentos oriundos da minha formação acadêmica em música. Talvez estes conhecimentos não sejam acessíveis aos participantes. Portanto, traremos os Elementos Musicais mais importantes, como TEORIA DA MÚSICA (harmonia, melodia, ritmo, história dos trovadores medievais, o repentismo, as trovas e música por meio de batalhas de rap).
CONHECIMENTOS TÉCNICOS do Modulo 03: será fundamental, que os participantes conheçam os elementos técnicos necessários para a PRODUÇÃO MUSICAL. A título de exemplo: equipamentos, softwares, máquinas de ritmo, samplers, noções de estúdio musical, microfonação, bateria e suas partes no ritmo, o toca discos, técnicas de masterização, criação de projetos musicais no ACID PRO MUSIC, técnicas de Mixagem e Masterização, placas de áudio, scratch, gravação de voz e instrumentos musicais, discotecagem.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS
Material didático: será produzido um material didático de cada modulo visando dar conta dos 27 conteúdos sugeridos no cronograma do curso. O material será disponibilizado para download online, mediante cadastro de emails dos participantes e também por meio de grupos em redes sociais. A utilização de vídeos tutoriais específicos para o curso será também utilizada. As aulas do curso serão realizadas de modo híbrido, ou seja, parte de modo online, e parte de modo presencial.
Certificação dos participantes: a certificação dos participantes será feita mediante a participação em até 70% de presenças nas aulas. A avaliação final do curso será o desafio de os participantes se reunirem em grupos para que, após a obtenção consigam produzir sua música.
Materiais necessários: teremos necessidade de computadores, notebooks, equipamentos de áudio, interface para captação e produção de áudio, instrumentos musicais, caixas acústicas, amplificadores de som, microfones, pedestais. Materiais pedagógicos tais como apostilas a respeito de instrumentos musicais, folhas de ofício, cadernos, canetas, salas específicas para captação de voz. Para tanto disponibilizarei diversos destes materiais que já possuo para a produção em meu estúdio na escola JG MUSIC HALL Escola de Música e Luthieria de Instrumentos musicais.
Aulas de instrumentos Musicais: os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns acordes musicais e escalas musicais, para construção de músicas. Utilizarei o teclado eletrônico para dar conta desta tarefa. Por meio do teclado poderão ser criados efeitos, bases harmônicas, ritmos, melodias e samplers para serem utilizados. A técnica do scratch (arranhar o disco) com um toca discos será estudada no curso, bem como, a possibilidade de executar os experimentos diretamente em um equipamento de DJ a ser adquirido.
Estratégias de divulgação das atividades: cada aula será registrada em audiovisual, bem como serão gravadas em áudio. Criaremos podcasts de cada aula a serem divulgados de modo público aos participantes. No final do curso uma produção em formato de documentário deste curso será produzida co os principais momentos da formação. Os próprios RAPs (rhythm and poetry – ritmo e poesia) a serem produzidos no curso serão uma forma de divulgação do projeto. Será produzido um videoclipe de um RAP criado de modo coletivo, caso as canções individuais não sejam possíveis de serem criadas. A divulgação em massa por meios das redes sociais serão realizadas, por meio de impulsionamento, por exemplo, no facebook, instagram e youtube. A utilização dos meios de comunicação também. Com a colaboração do Ponto de Cultura AIPAN, também pensaremos ações de divulgação do projeto. A divulgação também se dará por meio de Divulgação radiofônica, Banner de financiamento Cultura Viva, cartazes, registro audiovisuais por meio da produtora Áudio 1 Produtora, fotografias.
AÇÕES PREVISTAS
Praticas Musicais
Em todas as aulas haverão praticas musicais como exercícios preparatórios para composição de RAP´s, ou seja, em determinadas aulas os alunos irão manipular algum equipamento, aprender ligar os microfones, aprender como montar uma mesa de operação, aprender a montar o toca discos, aprender a tocar algum trecho de algum instrumento. Praticar o texto, criar letras de Rap, observando estilos de rima, prosódia, métricas musicais. As práticas servirão para treinamento em cada aula, que visará a PRODUÇÃO MUSICAL, ou seja, todo o processo do inicio ao fim para se fabricar do zero, uma música. Daí então os produtos finais serão as canções produzidas coletivamente ou de modo individualizado, dependendo o grau de envolvimento de cada participante na oficina. As praticas musicais contarão também com estudos aplicados de técnica vocal com fim de educar e preparar a voz para o canto do MC (mestre de cerimônia). A palavra, no Rap então é que terá muitíssima importância tal qual tem, nas Milongas gauchescas. Milonga também se traduz de Mulonga, que também quer dizer palavra. Desta forma, a educação da voz para o canto e pronuncia rápida de textos deve ser parte das práticas musicais. Valorizarei bastante esta parte da poética textual, uma vez que no Rap, as palavras tem pedagogias pois nele, a pedagogia da palavra é o que predomina.
Criação de Músicas de Rap focadas na temática do Missioneirismo e Língua Guarany
Avaliando a conjuntura da história do Hip Hop e modo político, social e econômico na localidade do Bronx, onde o movimento musical nasceu, penso que as razões do movimento ter nascido se embasaram nas necessidades de expressão, daquele povo, especialmente negros, desempregados em situação de riscos sociais. Tantos foram despejados, demitidos das empresas onde trabalhavam, e foram jogados aos guetos da cidade de Nova Iorque. Assim, o surgimento das gangues contribuiu para o acirramento da violência. Porém, no meio de tanta coisa ruim, a cultura HIP HOP, floresceu, ou seja, como ferramenta de manifestação política.
Ao comparar o movimento da Música Missioneira, há mais de 20 anos pesquisando, constatei que também se tratou de um movimento semelhante, onde artistas como Noel Guarany, Cenair Maicá, Pedro Ortaça, Jayme Caetano Braun, discutiam problemáticas sociais voltadas às questões sociais do homem do campo, mas, também enfatizando e denunciando inúmeras vezes as opressões sofridas pelos caboclos, índios guaranis, mulheres e questões ecopedagógicas. A oralidade tal qual é realizada pelos MC´s do RAP, também se dava pelo PAYADOR quando, de improviso ao invés de cantar uma melodia, fazia um canto prosódico, falado tal qual é realizado pelo MC (mestre de cerimônia).
Então, penso que estes dois movimentos musicais tem muita coisa em comum. Pretendo, assim, no fim do curso elaborar letras de rap, por exemplo, sugerindo criação de versos baseados em referenciais históricos, expressões identitárias do regionalismo missioneiro, gaúcho, ou seja, criar um novo estilo de RAP, baseado em elementos históricos da região missioneira do Estado do Rio Grande do Sul. Desta iniciativa, talvez um dia ouçamos: Um salve ao novo HIP HOP MISSIONEIRO, ao RAP CRIOLLO, ao HIP HOP CABOCLO, ou ainda RAP GUARANI. Essas novas criações, ainda não existem. Como questão de conscientização histórico regional, trarei esta perspectiva inovadora por meio de letras em RAP´s a serem produzidos no curso.
Outra ousadia deste projeto será a produção de um RAP em Língua Guarany. Tal iniciativa prevê resgatar e estimular os participantes no estudo de línguas ancestrais. A América latina é, um dos locais do planeta que mais mata línguas de povos, etnias primitivas. Nossos indígenas, até hoje, sofrem a perca de identidade, idiossincrasias. A sociedade assina embaixo, certificando a xenofobia, os crimes históricos cometidos contra este povo, do qual temos muito a aprender as lições que vão desde o respeito à natureza, até a vida em harmonia social, baseada na tribo, na comunidade, na sociabilidade dos bens em comum, no cuidado com as crianças e as mulheres. Não eram predadores como nos tornamos atualmente. Isto vale a pena ensinar.
RISCOS OU FATORES EXTERNOS QUE CONDICIONAM A REALIZAÇÃO DO PROJETO
Os riscos para a execução do projeto são mínimos, ou seja, dependerão de fatores da natureza, por exemplo, a impossibilidade da realização de um encontro presencial das formações. Para tanto, utilizaremos a possibilidade das videoconferências como meio de realizar a aula do curso, no dia. Além disto, podem ocorrer falhas em equipamentos como notebooks, interfaces ou caixas acústicas. No entanto são problemas fáceis de resolver. O projeto não será vinculado a datas específicas, podendo haver a flexibilidade em trocar o dia dos encontros de formação, caso os alunos não possam participar em determinados dias por razões pessoais.
PÚBLICO ALVO:
O público alvo a ser atingido por meio deste projeto serão crianças, adolescentes, jovens e moradores que possam ter Necessidades especiais, oriundos de escolas públicas da rede municipal de ensino de Ijuí. Bem como, dialogado com a AIPAN, público da comunidade local, aonde os projetos sociais, verbas de cultura dificilmente chegam. Pensamos atingir, por exemplo moradores de localidades onde existam riscos sociais, onde a AIPAN, ponto de cultura parceiro, já realizou atividades. Prevemos que moradores das localidades do RS seguro também possam ser contemplados com as ações do projeto. Para tanto, definiremos isto em reunião estratégica com possíveis lideranças comunitárias.
Tenho em mente também, que talvez este projeto venha a ser realizado na Estação Cidadania Parque da Pedreira de Ijui, onde crianças em situação de risco social participam. Nesta instituição realizo trabalho atualmente como professor de música. La há necessidade de criar novos projetos para envolver as crianças do antigo beco da pedreira, local que sofreu inúmeros problemas sociais mas hoje está sofrendo inúmeras mudanças sociais, ou seja, um projeto do PAC federal foi realizado ali. Hoje uma antiga favela apelidada de vila do sovaco da cobra deu lugar a um local onde acontecem oficinas de teatro, artesanato, música, dança, culinária, costura. Já realizei trabalhos ali com a situação da música de RAP e DJ. Por meio deste projeto, então, pode ser um local promissor para a realização do curso e do projeto de Hip Hop. Neste local também atendo alunos com PcDs, com dificuldades muito grandes, mas que se motivam a estarem lá para aprender música e se envolver com arte. É um dos locais que pretendo realizar o curso.
ESTRUTURA FÍSICA E EQUIPAMENTOS TÉCNICOS
Contamos com diversos equipamentos tanto para performance musical, quanto a produção musical e audiovisual. Por exemplo, interfaces profissionais de áudio soundtrack UI24R, Microfones condensadores e direcionais, instrumentos musicais, bateria, teclados, violões, guitarras, amplificadores, computadores e demais equipamentos de estúdio. Contamos com dois espaços para gravação e um espaço para editoração de audiovisual. Todos estes equipamentos próprios serão usados durante a produção do projeto pela Áudio 1 Produtora, do proponente.

Impacto Positivo

CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS DO MEU NEGÓCIO PARA A PROPOSTA DE PROJETO DO ICL 1 - REGRAVAR COM O APOIO DA EQUIPE E DISPONIBILIZAR PARA TODO O BRASIL ESTA PROFISSÃO MARAVILHOSA QUE É O DJ DE HIP HOP. 2 - RESGATAR O MOVIMENTO HIP HOP RAIZ - COMPROMETIDO COM AS QUESTÕES SOCIAIS. 3 - REALIZAR UM GRANDE DEBATE SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA e a PRESENÇA GUARANI NO BRASIL 4 - RESGATAR A MUSICA REGIONAL COMPROMETIDA COM A FORMAÇÃO DE OPINIÃO SOCIAL. 5 - REALIZAR UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE ARTISTAS DO BRASIL NO SENTIDO DE PREVER O SENSO CRÍTICO DE UM CANTAR OPINANDO COMO FAZIA NOEL GUARANY, UM CANTAUTOR MUITO IMPORTANTE PARA A MÚSICA LATINO AMERICANA.

Representante

JAIR DOS SANTOS GONÇALVES

Categoria

Educação e Cultura

Educação (cursos online, escolas, material didático)

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