Comércio e Serviços

Feirinha Mulher Artesã

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Descrição do Projeto

A Feirinha Mulher Artesã cria espaços inclusivos de vendas para pequenos empreendedores. O modelo de negócios consiste na organização de feiras e eventos de Artesanato, Gastronomia e Empreendedorismo Diverso, localizado em grandes centros comerciais como Shoppings ou Hipermercados. Oferecemos a estrutura básica necessária para exposição e vendas dos produtos (stand ou mesa, cadeira e ponto de energia – para gastronomia preparada na hora, oferecemos espaço para colocação de tendas ou food truck). O empreendedor tem a liberdade de expor seus produtos por apenas 1 dia ou mais, o que permite uma rotatividade de expositores e oportunidade de gerar lucro de forma acessível, pois os valores praticados costumam ser abaixo do que já é oferecido neste mercado. No ato da reserva, informamos previamente o mapa da feira em 3D, com fotos ou projeção do ponto de vendas e estruturas pré-estabelecidas, para que não haja dúvidas. O empreendedor pode optar por exposição com mesa ou stand, de acordo com a disponibilidade, não havendo diferenciação de preços, inclusive na exposição de gastronomia. Em caso de gastronomia preparada na hora, não oferecemos estrutura, somente um ponto de energia para utilização, sendo necessário que o empreendedor traga o que for necessário para sua operação, além de apresentar também o certificado de Boas práticas nos serviços de alimentação (caso não tenha, enviamos o link para obtenção do certificado de forma virtual e gratuita). O contrato de prestação de serviço também é enviado neste momento, para que ele fique ciente de quais são os critérios para participação antes de decidir se quer ou não participar. Além dos benefícios para o empreendedor, o empreendimento também terá ganhos pois nossos eventos possibilitam um aumento significativo do fluxo de pessoas que frequentam o local. Juntamente com a exposição, garantimos a divulgação dos produtos, serviços e promoções da loja. É de nosso conhecimento que quando um pequeno empreendedor vai expor seus produtos conosco, seus clientes visitam o espaço para prestigiar. Através de um desconto simbólico, incentivamos que o empreendedor convide via redes sociais e pessoalmente seus clientes para comparecer em seu dia de exposição.
Dessa forma, nosso trabalho funciona da seguinte maneira para o empreendedor:
– O empreendedor reserva seu(s) dia(s) de preferência, efetivando o pagamento e participando da promoção de divulgação, será enviado a ele o Manual do Expositor, contendo informações básicas sobre exposição, atendimento e vendas
– Será feita então a primeira publicação de divulgação de modo Collab (ou seja, aparecendo em nosso perfil @catalogofma e no perfil do empreendedor). Essa publicação contém fotos dos produtos do empreendedor, uma imagem de convite ao cliente, produtos ou serviços da rede onde a feira acontece e uma divulgação dos nossos eventos. O empreendedor deve aceitar essa publicação para que a mesma apareça em seu perfil.
– Na semana de exposição, realizamos outra divulgação, também de modo Collab e contendo fotos dos produtos do empreendedor, uma imagem de convite ao cliente, promoções da semana da loja e a divulgação dos nossos eventos. Nesta publicação, o empreendedor deve aceitar novamente e marcar ao menos 3 ao dia clientes nos comentários (ou seja, se o empreendedor vai expor 2 dias naquela semana, deverá marcar 6 clientes nos comentários).
– No dia da exposição, o empreendedor vai até a loja com seus produtos, sendo recebido por um funcionário da loja que indicará a ele qual o seu ponto de exposição, o mesmo já foi pré-estabelecido no momento da reserva
– O ponto de exposição incluirá stand ou mesa, cadeira e ponto de energia, no caso de exposição de gastronomia será disponibilizada vaga de estacionamento com ponto de energia para utilização
– Não são cobradas taxas ou porcentagem sobre as vendas realizadas, todo o valor arrecadado no dia é do empreendedor
– Após a exposição, o empreendedor deverá responder uma rápida pesquisa para informar suas impressões sobre o funcionamento da feira e os impactos positivos e negativos causados por ela.
Para a loja que recebe os eventos funciona da seguinte forma:
– Cessão do espaço para a execução dos eventos, normalmente na área de marquise da saída das lojas (área coberta) e em caso de liberação para área gastronômica, de 2 a 3 vagas de estacionamento – de preferência cobertas
– Auxiliar na organização do evento, posicionando os stands e estruturas nos locais previamente estabelecidos, orientando o empreendedor em sua chegada ao local de exposição, fotografando as exposições do dia e armazenando as estruturas novamente ao final das exposições em local seco e protegido de umidade
– Oferecer ponto de energia para utilização
– Apoio na divulgação do evento através da instalação de faixas e/ou banners espalhados pela loja para aumentar a visibilidade do evento
– Receber apoio nas divulgações das promoções da semana, produtos e serviços da loja através da promoção de parceria, sendo essa divulgação feita diretamente nas redes do empreendedor
– Informar quais os segmentos existentes no local para restrição dos mesmos, evitando assim a repetição de produtos
– Usufruir de atração gratuita para os clientes 1 vez ao mês no Dia da Diversão, não havendo custo para a loja e para o cliente (brinquedos ou brincadeiras, pintura de rosto, escultura em balão, balão pula-pula, mesa de pebolim, cama elástica ou outra atração a ser negociada diretamente com a loja)
– Informações obtidas na pesquisa de mercado a ser realizada com o empreendedor, com perguntas sobre os valores praticados pela loja e impressões boas ou ruins sobre atendimento e estrutura oferecida e outras perguntas que forem de interesse da rede
– Ser apresentada como apoiadora dos empreendedores da região, tendo moradores do entorno como expositores em seu espaço. Alguns deles não são frequentadores da loja e passam a ser um novo cliente engajado, sendo vista a loja como um espaço que está dando uma oportunidade de mostrar seu trabalho e vender mais.
Quanto mais tempo a feira permanece, maior o engajamento e o crescimento do público frequentador, em média, cada empreendedor consegue trazer mais do que apenas um cliente em seu dia de exposição, principalmente quando retorna para uma nova exposição. Em um espaço de vendas que comporte até 7 empreendedores que convidam 3 clientes cada um, projetamos o aumento de até 28 clientes adicionais (sendo considerado o empreendedor como um cliente em potencial). Desses 3 clientes, ao menos 1 dele certamente visitará a loja. Alguns empreendedores conseguem trazer mais de 3 clientes em seu dia de exposição, portanto essa é apenas uma estimativa. Considerando que o mês tem em média 12 dias viáveis para feira (sextas, sábados e domingos), se cada empreendedor conseguir trazer 3 clientes ao dia, teremos um aumento mensal de até 332 pessoas frequentando a loja ao mês. Isso ao ano totaliza até 4.032 pessoas! Criamos assim um ciclo de vendas, de entrega de encomendas e de compromisso entre os clientes e os empreendedores. A pergunta que sempre ouvem é quando você estará aqui novamente? e por isso sempre recomendamos que o empreendedor reserve ao menos 2 datas para que possa ter uma perspectiva de retorno a ser dado para esses clientes.
Inicialmente, nossas feiras aconteciam todos os dias da semana, pois os contratos com os espaços eram de 30 dias corridos. Agora, na forma de prestação de serviço, optamos pelos finais de semana (sextas, sábados e domingos), que são os dias de maior fluxo de clientes e maior disponibilidade de exposição para os empreendedores.
Facilitamos o pagamento das reservas em até 2x, com acréscimo de 10% do valor da reserva neste caso, sendo a entrada no ato da reserva e outros 50% até 5 dias anteriores ao dia de exposição.
Nossas vagas remanescentes podem ser preenchidas gratuitamente por instituições ou ONG;s situadas no entorno da loja através do Movimento Amar e Ajudar (uma iniciativa que busca fomentar ações afirmativas e exposições gratuitas), para que as mesmas possam vender produtos e complementar a renda, divulgando também seu trabalho em busca de doadores e parceiros.

Impacto Positivo

O novo relatório do Fórum Econômico Mundial 2023 indica a eliminação de até 14 milhões de empregos nos próximos 5 anos, graças aos avanços da inteligência artificial e novas tecnologias. Pensando em qual papel queremos desempenhar neste cenário, a Feirinha Mulher Artesã oferece uma opção economicamente viável para pessoas que fazem e farão do empreendedorismo sua fonte de renda devido aos impactos do desemprego. Criando materiais básicos informativos, conseguimos direcionar esses novos empreendedores para o caminho certo, evitando o desperdício de matéria prima e recursos financeiros. Não basta disponibilizar o espaço para trabalhar, é necessário ensinar como fazer. Os espaços físicos são oportunidades incríveis para divulgar pequenos negócios, mas a presença no ambiente virtual também é necessária para o crescimento. Nesse ponto, auxiliamos através das nossas publicações de divulgação aqueles pequenos empreendedores que não sabem trabalhar com as redes e perdem oportunidades de venda devido a isso. Auxiliamos assim essas pessoas em sua jornada empreendedora.
Nos encaixamos em 2 pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
- 8: Trabalho decente e crescimento econômico (promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos)
- 10: Redução das desigualdades (reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países)
Nossos espaços de vendas transformam vidas, dando dignidade e a oportunidade de divulgar produtos e serviços em grandes centros comerciais por um valor acessível e de forma facilitada. O foco do nosso trabalho é promover o crescimento de pequenos empreendedores através do menor custo de exposição do mercado, incluindo a estrutura necessária, com rotatividade de empreendedores e sem a obrigatoriedade de retorno com divulgação online gratuita.

Representante

Karine Rocha Vilela

Categoria

Comércio e Serviços

Entretenimento (eventos, música, arte)

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